Grande Hotel deverá ter obra licitada no final de julho

ghCriado na década de 1920 e um dos símbolos do centro histórico de Pelotas, o Grande Hotel será sede do Hotel Escola da UFPel. Hoje abrigando o curso de Hotelaria, o local, que já recebeu hóspedes ilustres, como Getúlio Vargas, irá qualificar a formação dos estudantes e também servir ao público. A perspectiva é que o processo licitatório para execução da obra seja realizado no final do mês de julho.

Em 2013, o prédio foi contemplado com verba de R$ 8 milhões do programa PAC Cidades Históricas. Foi elaborado um programa de necessidades, que contou com a participação de professores, alunos e servidores do curso de Hotelaria, contemplando suas atuais necessidades. A seguir, foi elaborado o Termo de Referência para a contratação, sendo licitado o projeto de restauro e reforma. A vencedora foi a empresa VRP Arquitetura, de Porto Alegre. Até agora foram realizados o diagnóstico – com análise de patologias, levantamento fotográfico e arquitetônico – e o anteprojeto – estudo detalhado do layout de cada andar. Atualmente, a empresa está finalizando o projeto executivo, que possibilitará a licitação para a obra.

O primeiro andar do Grande Hotel será destinado ao lobby e a um restaurante aberto ao público. Nos segundo e terceiro andares, terá lugar o Hotel Escola, com 28 quartos, dentre os quais quatro serão adaptados para pessoas com deficiência. Os aposentos serão suítes para uma ou duas pessoas. No segundo andar, três quartos e um banheiro originais serão mantidos, como forma de memorial.

O quarto pavimento será destinado a salas de aula, laboratórios e salas de apoio do curso de Hotelaria. No porão do prédio histórico, estarão a cozinha industrial, uma subestação de energia própria, reservatórios e espaços de apoio ao hotel.

O Grande Hotel ainda terá escada de emergência pressurizada – fechada, criando uma zona segura sem perigo de asfixia – e dois elevadores.

Como se trata de uma obra de reforma e restauro de um prédio tombado, o projeto passará pela apreciação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. A perspectiva é que o processo licitatório para execução da obra seja realizado no final de julho.

O projeto tem a fiscalização das arquitetas e urbanistas Cíntia Essinger e Márcia Rotta, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan).

Grande Hotel
Aproximadamente 4,3 mil m2 de área
28 quartos para um ou dois hóspedes
Restaurante aberto ao público para atender mais de 100 pessoas
Investimento de R$ 8 milhões

Publicado em 20/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.