Início do conteúdo

Semana dos Museus tem abertura oficial

DSC_4092Integrada à 13ª Semana Nacional de Museus, a Semana de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ocorre de 18 a 24 de maio e teve a sua abertura oficial nesta segunda-feira (18). Com a temática “Museus para uma Sociedade Sustentável”, o encontro terá oficinas, comunicações, palestras e exposições. Tudo para possibilitar a reflexão sobre a ampliação dos museus universitários, seu papel, seu panorama e a necessidade de tratamentos específicos e incentivos.

Participaram da mesa de abertura do evento a vice-reitora Denise Gigante, a coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, a coordenadora da Seção de Museus, Acervos e Patrimônio Imaterial, Nóris Martins Pacheco Leal, o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sidney Gonçalves Vieira, e o coordenador da Seção de Arqueologia do Núcleo de Patrimônio Cultural, Lucio Ferreira Menezes.

Em sua fala, a professora Nóris Leal falou sobre a importância da Semana, sobretudo na data em que o Museu do Doce completa dois anos: suas portas foram abertas no dia 17 de maio de 2013. Para ela é um momento oportuno para discutir uma política para os museus universitários. Para o professor Lucio Menezes, a Semana possibilitará discutir o sistema de museus e aprender com as experiências dos colegas.

Por sua vez, o diretor do ICH parabenizou a administração por ter chamado para si a organização da Semana e cumprimentou todos os colegas museólogos e os que se dedicam a atividades afins. “É um privilégio ter esta Semana para colocarmos em foco o trabalho desempenhado por estes profissionais”, disse.

A vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, parabenizou a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura pelas iniciativas que têm mudado o cenário da área dentro da Universidade. Parabenizou também a coordenação dos Programa de Pós-Graduação pelo trabalho que em pouco tempo aprovou um doutorado. Denise também destacou o ICH pela dedicação em proporcionar, além de Ensino e Extensão, muitas atividades de Pesquisa. Ao final desejou sucesso para o evento e afirmou que a Administração Central seguirá dando apoio ao trabalho desenvolvido.

Na sequência, os professores, Ricardo Sampaio Pintado, Francisca Michelon e Nóris leal apresentaram o projeto da Laneira, que transformará a antiga edificação industrial do bairro Fragata na sede de vários museus da UFPel, além de receber atividades de ensino, pesquisa e extensão, sediando cursos de graduação e pós-graduação, laboratórios. A “Casa dos Museus”, como está sendo chamado o projeto, também receberá um novo auditório, o maior da Universidade, com cerca de 700 lugares.

Uma das principais atrações do primeiro dia do encontro foi explanação do diretor de Sistema de Patrimônio e Museus da Universidade Nacional de Bogotá, na Colômbia, professor Edmond Castell.

Semana

Outro dos momentos de destaque da Semana de Museus será a fala do diretor do Museu do Meio Ambiente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, José do Nascimento Júnior. Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), ele é um dos responsáveis pela implantação da política nacional de museus. De acordo com a professora Noris Leal, coordenadora do Núcleo de Museus da UFPel, a experiência que o convidado traz é importante. “Queremos discutir no encontro a criação de políticas para museus universitários”, adiantou.

Durante o evento, no dia 22, será inaugurada a exposição O Doce e a Oferenda – As Cores do Sentimento, no Museu do Doce da UFPel.

As comunicações do evento serão realizadas no Museu do Doce, no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório. As mesas e palestras têm lugar no Auditório do Prédio do curso de Conservação e Restauro (rua Lobo da Costa, 1.877). Lançamentos e outras atividades estarão distribuídos entre os museus da UFPel.

 

Veja a programação:

19/05 – Terça-feira

 

Manhã (8h-12h): Comunicações

Museus e Pesquisa Científica-Técnica-Artística

 

Tarde (14h-18h): Oficinas

  1. Conservação em Museu: Keli Scolari
  2. Conservação de elementos integrados:

Fábio Galli

Técnico em conservação e restauro – ICH/UFPel

 

Mesa 2 – 16 / 18h

Ações educativas em Museus Universitários

Prof. Pedro Sanchez – MUARAN

Prof. José Eduardo Dornelles – MCNCR

Profª. Maria Consuelo Rocha- MALG

Coord: Profª. Carla Gastaud

 

Noite (19h-21h): Palestra

Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura

da UFMG

Profª. Rita de Cássia Marques – Coordenadora da

Rede de Museus – UFMG

Coord: Profª. Francisca Michelon

 

20/05 – Quarta-feira

 

Manhã (8h-12h): Comunicações

Gestão Sustentável em Museus Universitários

 

Tarde (14h-18h): Oficinas

  1. Treinamento de funcionários de Museus:

Profª. Gabriela Figurelli – Bacharelado em Museologia

UFPel

  1. Conservação em Museu: Keli Scolari
  2. Conservação de elementos integrados:

Fábio Galli

 

Mesa 2 – 16 / 18h

Redes de Museus e gestão de museus universitários

Claudia Aristimunha – RENAM UFRGS

Profª. Noris Leal- Seção de Museus e Patrimônio

NPC/PREC/UFPel

Coord: Profª. Francisca Michelon

 

Noite (19h-21h): Palestra

Coleções científicas e conhecimento acadêmico

Prof. Roberto Reis

Curador da Coleção de Peixes – MCT- PUC/RS

Coord: Profª. Noris Leal

 

21/05 – Quinta-feira

 

Manhã (8h-12h): Comunicações

Patrimônios Sustentáveis

 

Tarde (14h-18h): Minicurso

O espírito do lugar – Arquiteto Adroaldo Xavier

 

Noite (19h-21h): Mesa 3

Pesquisa Ciêntifica e Preservação de Patrimônio

Cultural

Profª. Andréa Bachettini – DEMCOR – UFPel

Prof. Roberto Heiden DEMCOR – UFPel

Profª. Daniele Fonseca – DEMCOR – UFPel

Coord: Profª. Silvana Bojanovski

 

22/05 – Sexta-feira

 

Manhã (8h-12h): Comunicações

Patrimônio Ambiental e Cultural

 

Tarde (14h-18h): Oficinas

  1. Treinamento de funcionários de Museus:

Profª. Gabriela Figurelli

18h – Inauguração Exposição – O Doce e a oferenda – As cores do Sentimento

Museu do Doce da UFPel

 

Noite (19h-21h): Palestra

Patrimônio Urbanístico e Sustentabilidade

Prof. Sidney Gonçalves Vieira – ICH

 

23/05 – Sábado

 

Noite (19h-21h): Uma noite no Museu do Doce

 

24/05 – Domingo

 

Tarde (14h-18h): Portas abertas à memória

Publicado em 19/05/2015, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.