Reunião em comunidade quilombola dá início à divulgação de vagas

vagasNa sexta-feira (15), uma reunião na Comunidade Quilombola Rincão do Quilombo, no município de Piratini, marcou o início da divulgação de vagas especiais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro teve a participação de outras comunidades quilombolas de Piratini e municípios vizinhos. Durante o encontro, foi apresentado o sistema de cotas proveniente da lei 12.711/12 e vagas especiais para quilombolas e indígenas na UFPel.

A programação se estendeu pelo dia inteiro com almoço junto à comunidade. Pela manhã, houve um diálogo com as comunidades presentes e, à tarde, com alunos e alunas do terceiro ano das escolas do entorno. De acordo com a professora Georgina Helena Lima Nunes, da Coordenação de Ações Afirmativas e Política Estudantil (CAPE), o principal intuito da reunião foi de construir, coletivamente, o ingresso dos remanescentes de quilombos e indígenas realizando uma escuta atenta às expectativas e necessidades.

Nas próximas semanas outras reuniões serão feitas e será instituída uma comissão para realização do processo seletivo que ocorrerá para o segundo semestre de 2015.

Estiveram presentes no encontro, além da professora Georgina – representando, também, o curso de Pedagogia -, as professoras Alessandra
Gasparotto (História – ICH), e Lori Altmann (Antropologia – ICH). As docentes fazem parte do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade, ligado à CAPE, coordenada pelo professor Rogério Rosa.

Publicado em 19/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.