UFPel não usará mais copos descartáveis a partir do dia 5

DSC_0269A UFPel abolirá permanentemente, a partir de 5 de junho, o uso de copos descartáveis na Instituição, incluindo os restaurantes universitários. A medida vem sendo adotada progressivamente desde o ano passado, quando começaram a ser distribuídas, entre a comunidade universitária, canecas plásticas para uso pessoal de alunos, professores e técnico-administrativos. A data foi escolhida em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre em 5 de junho.

A medida faz parte da campanha “Universidade mais sustentável”, que consiste no fornecimento de uma caneca para cada servidor e estudante da Instituição. O objetivo da ação é reduzir custos e o impacto ambiental.

Um levantamento realizado pela Coordenação de Gestão Ambiental mostrou que, em média, a UFPel gastava três mil unidades de copos descartáveis por dia. O material não pode ser encaminhado às cooperativas de reciclagem por conter líquidos. O custo das canecas inicialmente distribuídas em 2014 foi de 25% do valor que é gasto com copos descartáveis em um mês.

A medida também coloca a Universidade dentro das normas do Tribunal de Contas da União sobre as ações a serem implementadas pela administração pública para a promoção do uso racional e sustentável de recursos naturais.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) voltará a distribuir as canecas para quem ainda não tem o utensílio. Nos próximos dias será divulgado como obter a caneca. A maioria dos servidores e estudantes já recebeu o material em 2014.

Publicado em 18/05/2015, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.