Alunos de Hotelaria participam de projeto com Universidade da Espanha

proyecto_umproyecto_doisEstudantes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integram o projeto de ensino Criando Negócios Turísticos Inovadores e Sustentáveis (Creando Emprendimientos Turísticos Innovadores y Sostenibles). O projeto tem a proposta de realizar atividades conjuntas de inovação educativa entre a UFPel e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), da Espanha.

Diversas equipes de trabalho multiculturais se configuraram entre os estudantes, cujo objetivo foi trabalhar em colaboração para resolver um problema ou buscar um conjunto de respostas a questões complexas. Participaram alunos da disciplina de Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-Hoteleiras, da UFPel, e da disciplina de Criação de Empresas e Produtos Turísticos, da ULPGC.

A aprendizagem orientada a projetos colaborativos pode ser definida como uma metodologia didática que organiza o processo de ensino-aprendizagem em torno da elaboração de projetos por equipes – formadas por grupos reduzidos de estudantes que trabalham de forma coordenada.

Conforme o professor Adalberto dos Santos Júnior, da UFPel, o projeto teve três encontros através de vídeo-conferências, realizadas no Grande Hotel, atendendo, assim, ao modelo de inovação educativa ou criativa.

Na programação, estavam a palestra Criação de Empreendimentos Turísticos, conduzida pela professora María Del Pino Medina Brito, da ULPGC, Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos, apresentada pelo professor Santos Júnior, apresentação dos problemas relacionados às empresas turísticas, por parte de estudantes da universidade espanhola, e apresentação das soluções e ações, pelos acadêmicos da UFPel.

Publicado em 15/05/2015, na categoria Notícias.