Reitoria apura possíveis atos de racismo e vandalismo na UFPel

A Reitoria da UFPel está tomando todas as medidas para apurar os fatos ocorridos na manhã desta quarta (13), em frente à Casa do Estudante, e responsabilizar todos os envolvidos em supostos atos de discriminação contra estudantes da universidade, que teriam sido praticados por estudantes da própria universidade. A reitoria reafirma seu repúdio a toda e qualquer forma de discriminação e entende que é gravíssimo esses atos serem praticados por estudantes da nossa instituição.

A reitoria está identificando os estudantes que participaram do ocorrido e vai instaurar os processos administrativos e disciplinares cabíveis, responsabilizando cada um dos envolvidos. Na manhã desta quinta-feira (14), enquanto a assessoria do Reitor reuniu-se com a Direção da FAEM e a Coordenação do Curso de Agronomia para encaminhar algumas medidas, os acontecimentos eram relatados por uma das estudantes vítimas ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe).

O caso

Um grupo de formandos do curso de Agronomia se reuniu na frente da Casa do Estudante, na manhã desta quarta-feira (13), e acordou os residentes aos gritos, perturbando a tranquilidade pública, e, segundo as testemunhas, teriam praticado ofensas relativas à cor da pele, à classe social, à orientação sexual e à gênero.

Após, teriam se dirigido para o prédio da Faculdade de Agronomia no campus Capão do Leão onde, segundo informações que já estão sendo apuradas, lançaram sinalizadores e rojões colocando em risco aquela comunidade, além de perturbarem as aulas e demais atividades acadêmicas.

Publicado em 14/05/2015, na categoria Notícias.