Encontro entre Reitoria e DCE discute demandas

DSC_3590Na tarde desta quarta-feira (13), a vice-reitora Denise Gigante recebeu, junto com pró-reitores, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O objetivo da reunião foi de alinhar as demandas realizadas pelos estudantes para edificações da Universidade no centro de Pelotas e do Campus Capão do Leão.

Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento, Luiz Osório Rocha dos Santos, acompanhado do coordenador de Obras e Planejamento Físico, engenheiro Cleidi Pinto, realizaram uma apresentação do andamento dos processos do novo Condomínio Estudantil e do novo Restaurante Escola do campus Anglo.

Sobre o prédio da UFPel localizado na rua Alberto Rosa, 580, que anteriormente abrigava a AABB, o pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff, definiu com os representantes do DCE as reformas que serão realizadas no local. Segundo o pró-reitor, os técnicos realizarão o serviço dentro de dois meses e o cronograma das obras será apresentado ao DCE em breve. Neste período o Diretório será transferido para outra sala localizada no mesmo prédio.

Outra demanda do DCE são móveis e equipamentos para as suas sedes. De acordo com a Reitoria, os materiais que estiverem disponíveis na Universidade serão emprestados para o Diretório. Para a sede do Campus Capão do Leão, alguns móveis requisitados serão entregues já na próxima semana.

A abertura do Restaurante Universitário para todos os estudantes aos sábados e domingos também foi pauta da reunião. A Administração entende a importância da solicitação do DCE e desenvolverá um estudo piloto para a licitação que será realizada com o objetivo de contratar uma empresa para atuar nos Restaurantes. Segundo a vice-reitora, o estudo é importante para conhecer a demanda de refeições que serão oferecidas nos finais de semana.

O coordenador geral do DCE, Alexandre Magaldi, tirou dúvidas a respeito da qualidade da alimentação que será oferecida após a contratação da nova empresa. “Percebemos a melhora da qualidade da alimentação oferecida nos Restaurantes após a nova Administração da Universidade assumir. Precisamos manter esta qualidade.”, disse. O pró-reitor administrativo explicou que o termo de referência está sendo construído para garantir que a qualidade seja mantida. Outra preocupação da Administração é que os produtos orgânicos adquiridos da agricultura familiar sigam sendo oferecidos nos restaurantes.

Condomínio Universitário

Durante a reunião com os novos dirigentes da entidade estudantil, foi apresentado o projeto da nova Casa do Estudante. O Condomínio Estudantil Universitário contará com seis blocos de seis andares cada um. Os 468 apartamentos atenderão 1296 estudantes. Cada andar terá um apartamento com toda a estrutura para atender Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Cada bloco terá uma sala de TV e o Condomínio oferecerá cinco salas de estudos para os estudantes. Junto ao Condomínio será construído um Restaurante Universitário com a capacidade para 416 pessoas ao mesmo tempo e equipado para servir 2,5 mil refeições por dia. De acordo com a Coordenação de Obras e Planejamento Físico, os projetos executivos estão em elaboração por empresa especializada e devem ser entregues à Universidade até o mês de setembro.

Restaurante Universitário – campus Anglo

Outra iniciativa que em breve será concretizada em benefício à comunidade acadêmica é a implantação do Restaurante Universitário do campus Anglo. O novo espaço ocupará a edificação localizada entre a Biblioteca e o Bloco B, ao lado da parada do Transporte Circular de Apoio. O RU do Anglo terá 2,35 mil metros quadrados, onde estarão cozinha industrial para a preparação dos alimentos, espaços de apoio e o refeitório com capacidade para 624 pessoas. A obra, que também está com projetos executivos em elaboração, deve ser licitada em agosto e levar de oito a dez meses para ser concluída.

Publicado em 14/05/2015, na categoria Notícias.