Bancas participantes do APL Alimentos promovem Música ao Entardecer

bancas_aplNesta quinta-feira (14), as Bancas 74 e 78 do Mercado Central, ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos Região Sul, promovem um momento cultural. A partir das 16h, em frente às bancas, haverá a apresentação de Nathália Ropke e Eduardo Chaves. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apoia a atividade, uma vez que participa do APL Alimentos.

O evento também tem a proposta de promover os produtos do APL Alimentos Região Sul. A Banca 78, por exemplo, inaugurada em dezembro de 2014, além da comercialização direta, realiza ações de articulação de mercado. Nesse espaço podem ser encontrados, sucos, frutas e hortaliças, polpas, geleias, doces em calda, cristalizados, mel, figada, pessegada e conservas de pimenta, entre outros produtos. Todos são alimentos produzidos por integrantes da agricultura familiar. Até o momento, participam da banca sete cooperativas e cinco agroindústrias componentes do APL. Dois alunos da UFPel, selecionados no ano passado, atuam na Banca.

O evento vem contemplar uma das ações do Plano de Desenvolvimento do APL, que trata de promoção e divulgação.

APL Alimentos
O APL é entendido como um recorte concentrado de um segmento econômico de caráter essencialmente territorial e de cooperação público-privada, pressupondo a auto-organização e cooperação, proporcionando dessa forma benefícios econômicos e sociais.

Pretende-se que o APL Alimentos Região Sul seja um espaço de aprendizagem, troca de experiências, indução e colaboração na execução de políticas públicas, assim colaborando para o desenvolvimento da Região Sul e qualidade de vida de seus moradores. Grande parte das propriedades envolvidas neste arranjo constituem-se de pequenas unidades familiares (propriedades de até 50 hectares), tendo como principais atividades o processamento de frutas e hortaliças, mel e condimentos.

Publicado em 13/05/2015, na categoria Notícias.