Curso de Transporte Terrestre recebe premiação em evento

Pela primeira vez, o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre da UFPel participou do Concurso de Estudos Técnicos Rodoviários, promovido pela Triunfo Concepa e pelos cursos de Engenharia Civil e de Transportes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Na última quinta-feira (7) foram divulgados os vencedores da terceira edição do concurso, e entre eles esteve o trabalho “Segurança Viária com Foco em Ciclistas”, da aluna Carla Elisa Kohl, desenvolvido conjuntamente com as professoras Clara Natalia Steigleder Walter e  Raquel da Fonseca Holz. O trabalho ganhou o primeiro lugar em produções realizadas em disciplinas do curso.

O objetivo do trabalho foi compilar alguns dados a respeito da gestão de segurança viária, com foco principal no ciclista, um dos usuários mais vulneráveis do sistema. Conforme aponta o estudo, apesar da redução na taxa de mortalidade de ciclistas no decorrer dos anos (2003 a 2013) verifica-se ainda a real necessidade de investimentos em infraestrutura e segurança viária, em detrimento da crescente inserção do modal bicicleta no trânsito brasileiro.

De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estima-se que mais de três mil pessoas morram diariamente, vítimas de acidentes viários, sendo o Brasil um dos líderes desse ranking.

Publicado em 11/05/2015, na categoria Notícias.