Reitoria dá continuidade ao diálogo na Casa do Estudante

DSC_07082A Administração Superior da UFPel prosseguiu o diálogo com o movimento estudantil na manhã desta quinta-feira (7), em reunião na Casa do Estudante (CEU). Na ocasião, representantes do gabinete do reitor, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) levaram aos estudantes um documento que respondia aos pontos levantados pelo grupo de alunos na última reunião, que ocorreu na semana passada.

Dentre os elementos destacados no encontro desta quinta-feira, estava a criação de um Grupo de Trabalho (GT) permanente para discutir a assistência, a permanência e a qualificação estudantil, de maneira abrangente e em diversas dimensões. O assunto será debatido pelos alunos.

Outro dos pontos é a garantia do auxílio instalação, no valor de R$ 360,00, pelos meses de maio, junho e julho, de forma a garantir o semestre dos estudantes.

O ponto de pauta relacionado com o abono de faltas e remarcação de avaliações será levado ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) pelos alunos na próxima reunião do órgão.

O contato com o professor Ney Bruck, para atendimento psicológico aos estudantes, conforme solicitado, já foi feito e está sendo encaminhado.

Dentre outras questões, o documento entregue pela Administração Superior traz a impossibilidade de a instituição arcar com custos financeiros de reembolso de passagens a estudantes que desistiram do semestre letivo, a garantia da segurança patrimonial na CEU e a contratação de um serviço de monitoramento em vídeo.

Durante a reunião, os acadêmicos evidenciaram a necessidade de soluções definitivas para reivindicações e a importância de novas ações.

Confira o ofício da Reitoria aos estudantes no arquivo  Of141 -Resposta as demandas da CEU   .

Caso

No encontro, o estado de saúde e encaminhamento da situação do estudante hospitalizado para fazer a cirurgia no pé quebrado por assaltantes também entrou em pauta. A Administração Superior informou que estão sendo tomadas providências para realocar a mãe do aluno, que tem estadia em hotel garantida até esta sexta-feira. Segundo a PRAE, alternativas estão sendo analisadas para propor ao estudante o melhor alojamento compatível com os cuidados que seu estado inspira.

Publicado em 07/05/2015, na categoria Notícias.