Início do conteúdo

Rumos da EAD na UFPel são discutidos em Seminário

DSC_06242DSC_06342Os novos caminhos da Educação a Distância na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ganham atenção especial a partir desta terça-feira (5). Durante o I Seminário de Educação a Distância, que é realizado na Agência da Lagoa Mirim, representantes da comunidade acadêmica e interessados no tema têm a oportunidade de ouvir especialistas na área no país e, em especial, na região. O evento prossegue até quarta-feira (6).

Conforme uma das integrantes da comissão organizadora, professora Afra Suelene de Sousa, a expectativa é de que o encontro lance luzes sobre a modalidade na UFPel e abra alguns encaminhamentos a respeito. “A EAD é um desafio muito grande e na UFPel ela é relativamente nova”, pontuou.

Conforme o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypolito, a área de EAD na UFPel foi reestruturada no ano passado. Agora, os cursos na modalidade são vinculados às Unidades Acadêmicas de suas áreas de conhecimento respectivas. A Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) também foi repensada, tanto em relação à oferta de cursos quanto à articulação do próprio funcionamento.

A UFPel possui hoje cinco cursos de graduação EAD vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro de 2016, devem ser ofertadas novas turmas de Matemática e Filosofia. “Queremos rediscutir e começar a estabelecer um novo programa EAD e planejar os próximos anos”, adiantou o pró-reitor. Ele classifica como desafio a necessidade de identificar as áreas com potencial de desenvolvimento de curto prazo para ofertar mais cursos a distância. Além disso, também está na lista de prioridades o investimento em infraestrutura. De acordo com ele, depois desta superação a Universidade terá a criatividade necessária para propor novos cursos e modos de pensar a modalidade. É preciso, também, avaliar se os cursos atuais atendem ao mercado. “Estamos muito empenhados em trocar experiências com outras instituições e estimular a discussão no sentido de buscar maior qualidade”, disse.

Na abertura do encontro, a vice-reitora, Denise Gigante, destacou que cada vez mais a EAD deve estabelecer seu papel na UFPel e mencionou que, na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), há um grupo de trabalho discutindo especialmente a educação a distância.

Gestão em foco
A primeira atividade do Seminário foi a webconferência Gestão da Educação a Distância: Desafios para a Institucionalização e Qualidade da Modalidade. O tema foi apresentado pelo professor Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na ocasião, ele lançou à plateia – formada especialmente por professores e tutores – questionamentos sobre como pensar uma formação com qualidade no mínimo igual à educação presencial. “No Brasil, estamos aprendendo como imprimir qualidade na modalidade. A EAD traz uma nova perspectiva de fazer educação – e coloca em xeque o que se pensava em relação à qualidade presencial também”, afirmou.

Durante a conferência, Mill apresentou elementos de reflexão em torno da gestão de processos em nível micro-meso-macro, particularmente na busca por uma modalidade institucionalizada e com qualidade. Para isso, falou sobre definições, tipos, configurações e elementos de EAD. “Precisamos saber que tipo de educação a distância a instituição quer, com suas implicações. Cada instituição é ímpar em sua história e cultura organizacional e a definição da EAD vai depender desses elementos”, disse.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pela Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Veja a programação desta quarta-feira (6):

8h30min – Conferência
“Experiências da UAB no IFSul”
Profª. Beatriz Helena Zanotta Nunes – IFSul
9h30min – Conferência
“A Unirede e seu Papel no Desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições Públicas”
Profª. Drª. Ivete Martins Pinto – FURG
10h30min – Debates
14h – Conferência
“Gestão na EaD: da Estrutura à Formação Docente”
Profª. Drª. Elisa Maria Quartiero – UDESC
16h – Encerramento

Publicado em 05/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags EaD.