Nota à comunidade sobre a desocupação do Gabinete do Reitor

Por ocasião da desocupação do Gabinete do Reitor, ocorrida no início da noite de hoje, quarta, 29 de abril, a Administração Superior da UFPel vem reafirmar seu compromisso de diálogo com o Movimento Estudantil e manifestar que os lamentáveis fatos ocorridos na madrugada do dia 26 de abril, que envolveram estudantes da UFPel e ampliaram o sentimento de insegurança da comunidade em geral e dos ocupantes da moradia provisória, em particular, tem sido pauta da gestão da UFPel em suas ações desenvolvidas em parceria com os agentes responsáveis pela segurança pública em nossa cidade.

A Administração vem trabalhando na construção de um conjunto de elementos que dizem respeito às condições de segurança e ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes da UFPel.

O ocorrido nos leva à necessidade de produzir alternativas emergenciais, visto que os estudantes deslocaram-se da moradia provisória para a Casa do Estudante.

Dentre as medidas emergenciais apontou-se (1) a retomada da reforma do 2º andar da Casa do Estudante, que vinha sendo executada pela proprietária e que foi interrompida, em 2014, a pedido dos próprios moradores. Em vistoria conjunta da Administração, de representação estudantil e da proprietária, ficou estabelecido o reinício imediato e acelerado das obras e a conclusão das mesmas em, no máximo, 40 dias úteis. Para efetivação de tal ação foi requerido pela proprietária que o 2º andar fosse totalmente desocupado; (2) o pagamento de bolsa Auxílio Instalação para os estudantes que optarem por outras alternativas de moradia e (3) o retorno à moradia provisória com reforço das condições de segurança do imóvel.

A comoção decorrente fez com que a Administração mobilizasse profissionais da área de psicologia para o provimento dos cuidados necessários aos estudantes. Este atendimento adicional será mantido e poderá ser ampliado de modo a produzir conforto emocional para os mesmos. Os atendimentos providos, sempre que requeridos pelo aluno, deverão gerar atestados de forma a minimizar os prejuízos acadêmicos.

As ações emergenciais aqui apontadas estão mantidas como alternativas e devem se somar a outras que se mostrem adequadas e possíveis para prover, de forma definitiva, melhores condições de trabalho e estudo.

A Administração afirma o diálogo como única via para, coletivamente, encontrarmos os melhores caminhos que levem à solução das dificuldades atuais, para tanto agendou, pós desocupação, reunião com uma comissão composta por integrantes da Gestão, das Entidades Sindicais (ADUFPel e ASUFPel) e do Movimento Estudantil, que ocorrerá amanhã (quinta, 30), 10 horas, no Gabinete do Reitor.

Publicado em 29/04/2015, na categoria Notícias.