Jornalista de Zero Hora palestra no dia 4

rodrigo_lopesRepórteres, editores, fotógrafos e designers de Zero Hora estão visitando cursos de Jornalismo de todo o Rio Grande do Sul para compartilhar experiências. A proposta, intitulada PalestrasZH, chega a Pelotas na próxima segunda-feira, dia 4. O coordenador de produção de ZH, Rodrigo Lopes, falará aos estudantes dos cursos de Jornalismo das Universidades Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel). O encontro será Espaço Multiuso do Campus II da UCPel, às 19h.

Os estudantes terão a oportunidade de um bate-papo com o premiado profissional, que soma, na carreira, coberturas internacionais como as guerras do Líbano e Líbia, eleição de Obama, furacão Katrina, terremoto no Haiti, morte de João Paulo II, conclave e renúncia de Bento XVI.

O roteiro dos profissionais do projeto PalestrasZH envolve 15 cidades, num percurso de mais de 6,8 mil quilômetros. Este ano, os jornalistas também vão levar aos universitários premissas do The Communication (R)Evolution, estudo lançado pela RBS em dezembro.
A proposta do projeto PalestrasZH é fortalecer o caminho entre a universidade e o mercado de trabalho.

Rodrigo Lopes
Rodrigo Lopes é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem especialização em Jornalismo Ambiental, pelo International Institute for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário.

É autor do livro Guerras e Tormentas, finalista do Prêmio Jabuti, onde conta bastidores de 14 reportagens internacionais que realizou na carreira.
Rodrigo trabalha no Grupo RBS há 19 anos, onde atuou como repórter, apresentador, colunista, editor de Mundo, de Geral e de Capa. Atualmente, é coordenador de produção de ZH.

Em 2003, recebeu o Prêmio Rey de España de Jornalismo, o maior prêmio de imprensa em língua portuguesa e espanhola, das mãos do Rei Juan Carlos, em Madri.
Também é professor de Jornalismo Investigativo da UniRitter, em Porto Alegre.

Publicado em 29/04/2015, na categoria Notícias.