Conselho Diretor da Fundação realiza reunião

DSC_03322O Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas (Condir), composto por membros da comunidade e representantes dos governos municipal, estadual e federal, reuniu-se na manhã desta terça-feira (28). Estiveram na pauta a apresentação de novos membros, a escolha de novas representações no Conselho Universitário da UFPel e o relatório da gestão e da área de Auditoria Interna da Universidade.

A reunião começou com a apresentação dos novos representantes discentes, os estudantes Lígia Soares Enéas Alves, e seu suplente, Ruben Andres Pacheco de Oliveira, e Vinícius Cordeiro Maciel, e sua suplente Renata Van Der Laan. Além disso, o presidente do Conselho, o reitor Mauro Del Pino, anunciou a saída do representante do governo do Estado, devido à troca de gestão.

Em seguida, foram escolhidos os representantes do Condir no Conselho Universitário e na Comissão Permanente de Pessoal Docente. O espaço que estava vacante no Consun passou a ser ocupado por Jacques Reydams, com Patrícia Cavada como suplente. Como Reydams era suplente na vaga de Fernando Dias, foi escolhido Chaghler Zandavalli para o posto. Já para a CPPD foram encaminhados, por sugestão de Del Pino, os representantes discentes.

A palavra foi concedida, depois disso, ao chefe da Unidade de Auditoria Interna da UFPel, Arthur Saldanha, para relatar as atividades do setor. Ele apresentou o Plano Anual de Auditoria Interna, explicitando alguns pontos solicitados pelos conselheiros. Saldanha explicou que a missão da Auditoria é fazer com que a legalidade dos processos seja observada dentro da Universidade. Ele ainda comentou que estão sendo realizadas duas auditorias no momento. O chefe da unidade também afirmou que até o fim do ano começará a ser realizado um levantamento sobre as atividades acadêmicas da UFPel, uma nova indicação da Controladoria Geral da União, de modo a investigar a eficiência das atividades fins das universidades.

A última atividade da reunião foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, que fez o relato das atividades de gestão da Universidade em 2014. Segundo ele, o relatório é uma condição estabelecida pela União, de forma que os gestores apresentem à comunidade e aos órgãos de controle as atividades realizadas no exercício anterior. Da mesma forma que a auditoria, Osório explicou que o documento passou a ter foco não apenas nos gastos e contas, mas da relação entre eles e àquilo que a instituição realmente executa, a sua eficiência.

Publicado em 29/04/2015, na categoria Notícias.