Administração pede reintegração de posse do Gabinete

Pelos prejuízos causados à Universidade por um grupo de estudantes que ocupou a sala do reitor, a Administração Superior da UFPel requereu à Justiça Federal, na tarde desta terça-feira (28), a reintegração de posse do local.

Entenda o Caso

Residentes da Casa dos Estudantes e da Moradia Provisória da UFPel ocuparam o gabinete do Reitor na manhã dessa segunda-feira (27), após os acontecimentos ocorridos durante a madrugada de domingo (26), com três estudantes que retornavam à Moradia Provisória.

Após tentativa de assalto, dois estudantes se envolveram em luta corporal com um grupo na Praça Vinte de Setembro, enquanto outro estudante foi assaltado na Avenida Bento Gonçalves. Na primeira situação, em frente ao Supermercado Peruzzo, um deles foi agredido com um paralelepípedo na cabeça. O outro também recebeu agressões na cabeça. O terceiro estudante, na Avenida Bento Gonçalves, foi agredido ao descer do ônibus e teve uma fratura no pé, após tentativa de roubo do seu tênis. Assim, os estudantes da Moradia Provisória, sentindo-se ameaçados neste local, próximo ao Supermecado Peruzzo, foram para a Casa do Estudante, ainda na noite de Domingo.

Na manhã da segunda-feira (27), a Administração Superior da UFPel decidiu levar alternativas aos moradores da Casa Provisória, e foram surpreendidos por estudantes que ocuparam o Gabinete da Reitoria.

Nesse encontro, a Reitoria relatou todas as medidas tomadas para dar segurança e assistência aos alunos que foram vítimas dos atos de violência e aos moradores da Casa Provisória.

Na tarde da segunda-feira, os ocupantes entregaram uma pauta de reivindicações que foram respondidas no mesmo dia. Na resposta, a Administração solicitou a desocupação do Gabinete até as 9h desta terça-feira (28), para que o diálogo pudesse ser retomado, acreditando ser este o melhor caminho para a solução desses problemas.

Na manhã desta terça-feira (28), o grupo de estudantes pediu até as 14h para discutirem a situação e decidir sobre a desocupação do Gabinete do Reitor. Passado o horário solicitado, decidiram permanecer no local.

Ações

A reitoria reitera que está trabalhando em várias ações para garantir a segurança, saúde e condições de estudo. Dentre as ações que a Universidade está realizando, desde os acontecimentos da madrugada de domingo, destacam-se:

– reforço da vigilância dos prédios da Moradia Provisória e Casa do Estudante e contato com o comando da BM, solicitando ampliação do policiamento nos arredores da Moradia, visando a segurança dos residentes naquele local;

– acompanhamento, internação e apoio aos dois estudantes hospitalizados e seus familiares;

– avaliação das obras do 2º andar da Casa do Estudante, local para onde os estudantes da Provisória foram após sofrer ameaças;

– contato com a proprietária do prédio e com a empreiteira, para negociar a retomada das obras do local que foram interrompidas por ação dos residentes da CEU;

– atendimento psicológico aos estudantes abalados com a situação;

Com essas ações, a Reitoria entende que está tomando todas as providências institucionais para garantir segurança, apoio às vitimas dos eventos e condições de permanência aos residentes na Moradia Provisória.

Publicado em 28/04/2015, na categoria Notícias.