Conectar: incubadora da UFPel é inaugurada e assina primeiro contrato

DSC_2278 O início da noite desta quarta-feira (22) foi de um grande passo da Universidade Federal de Pelotas em seu compromisso com o desenvolvimento econômico da região que a abriga. Foi inaugurada, em cerimônia no auditório da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, a Conectar, primeira incubadora de base tecnológica da UFPel. Também foi assinado na ocasião o primeiro contrato de incubação.

Programa de ensino, pesquisa e extensão da universidade, a incubação tem o propósito de examinar, alojar e apoiar projetos de inovação de empresas de base tecnológica, ou seja, cujos processos, produtos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas básicas ou aplicadas e nos quais a ciência e a tecnologia geram inovação e representam valor agregado. A incubadora oferece, então, um ambiente para abrigar empresas, fornecendo a infraestrutura e serviços de consultoria em comunicação, marketing e gestão.

Para o líder da Conectar, professor Maurel de Oliveira, o propósito da incubadora já está no próprio nome: ser um elo ao ambiente no qual ela está inserida, atualmente propício ao empreender. Diante dos medos e o risco envolvido na atividade, Oliveira definiu o espaço das incubadoras como um suporte aos empreendedores.

DSC_2099Uma iniciativa para o desenvolvimento da região

Os presentes na cerimônia de inauguração da Conectar celebraram o fato de que a Universidade Federal de Pelotas assumiu uma nova posição no incentivo ao desenvolvimento econômico regional. Além das lideranças da UFPel, estiveram presentes representantes da Universidade Católica de Pelotas, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, da Embrapa Clima Temperado e da Prefeitura de Pelotas.

O coordenador de Inovação Tecnológica, Mário Canever, destacou que este era um dos objetivos da Coordenação quando foi iniciada a nova gestão. “É um marco para a Universidade”, pontuou. Canever afirmou que a ideia é que a comunidade possa ser transformada a partir da realidade empreendedora, sendo que esta precisa de um impuso, já que a região tem uma das mais baixas relações entre pessoas físicas e jurídicas do estado.

Na opinião de Luciano Agostini, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a incubadora é uma chance de que os recursos intelectuais e os profissionais formados possam ser utilizados na própria região: “Podemos reverter a lógica de sermos exportadores de mão de obra qualificada”.

DSC_2239Já o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, ressaltou que a região, próspera em outros tempos, precisa de um novo impulso, de forma a criar uma onda de desenvolvimento sustentável. Ele considera que a região tem grandes chances, por contar com espaços dos quais surge um dos elementos mais importantes nesse quesito: as ideias. “Universidade é espaço para as ideias”, disse.

Após os pronunciamentos, foi assinado o primeiro contrato de incubação da Conectar com a empresa Magen, que deixa o período de pré-incubação e passa à incubação. Voltada para a área de tecnologia, ela tem por objetivo a disseminação do uso de softwares livres para empresas de pequeno e médio porte.

Publicado em 23/04/2015, nas categorias Destaque, Notícias.