Reitoria tem primeira reunião com nova direção do DCE

DSC_1825DSC_1855A Reitoria teve, na tarde desta sexta-feira (17), a sua primeira reunião com a nova direção do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFPel, que tomou posse nesta quinta-feira, após eleição na semana passada. Entre os temas do encontro, realizado no Gabinete, demandas apresentadas pelos estudantes, como da nova sede, ampliação do horário das bibliotecas, funcionamento dos Restaurantes Universitários nos finais de semana e licitação de cantinas e xerox nos campi. A nova direção foi recebida pelo reitor Mauro Del Pino, pela vice-reitora Denise Gigante, pela pró-reitora de Assuntos Estudantis Ediane Acunha e pelos assessores do Gabinete Lorena Gill e Paulo Ferreira.

Após parabenizar o grupo da chapa Novo Tempo, o reitor destacou a importância para a Gestão dos movimentos sociais, sindicatos e representações, como o DCE, e o trabalho desenvolvido por estas entidades para o avanço da Universidade. “Sempre procuramos manter uma relação qualificada e um diálogo aberto com o DCE, olhando com atenção as demandas dos estudantes”, afirmou Del Pino.

Sobre a sede do DCE, o reitor lembrou que foi qualificado espaço de cem metros quadrados na AABB, com mobiliário, infraestrutura, acabamento, segurança e entrada isolada do restante do prédio, que serviu à Comissão Eleitoral do Diretório, que o considerou como adequado. “Temos todo o interesse em abrigar o DCE”, afirmou Del Pino, recordando que a casa da Gonçalves Chaves com a Sete foi desocupada por determinação do Ministério Público Federal e que a UFPel não pode alugar imóvel para o Diretório. Os estudantes disseram que levarão o tema para apreciação no Conselho de Diretórios Acadêmicos (DAs).

Bibliotecas

A expectativa de as bibliotecas retomarem o pleno horário de funcionamento é até o fim de junho, quando os 40 estagiários selecionados no processo que está com inscrições abertas até esta segunda-feira (21) já deverão estar em condições de assumir os postos. A causa da redução do horário de atendimento, disse o reitor, é a falta de servidores técnico-administrativos. Del Pino explicou que o crescimento provocado pelo Reuni originou um déficit de servidores que hoje é crônico e crítico na Instituição. “Na época, a reitoria optou pela compra de prédios em vez do crescimento de pessoal. Temos pedido mais vagas para o MEC, mas a previsão para 2015 é de somente 29 novos STAs”, contou. Em seguida, a UFPel deve lançar mais um edital para 789 novas bolsas acadêmicas, para as áreas de extensão, ensino e pesquisa, anunciou o reitor aos estudantes. Neste processo, poderão participar alunos do primeiro semestre e formandos.

RUs

O tamanho das filas e o tempo de espera no RU do centro deverão cair sensivelmente a partir da entrada em funcionamento da expansão do restaurante, no térreo da Casa do Estudante. A obra está em estágio adiantado e vai duplicar a capacidade de atendimento do restaurante. Os RUs do Anglo, que tem seu projeto sendo finalizado, e do futuro Condomínio Estudantil, cujos projetos executivos estarão prontos até o meio do ano, serão decisivos para o pleno atendimento nos restaurantes. Del Pino disse aos estudantes que a Administração procurou imóveis para alugar, com mais capacidade que o atual RU do centro, visando oferecer uma solução mais imediata para o problema, mas não encontrou.

O reitor explicou aos novos dirigentes do DCE que a falta de aprovação do orçamento do ano inviabiliza, no momento, a abertura dos RUs nos fins de semana para todos. “Ainda não temos o orçamento e não sabemos se haverá cortes”, frisou. Recordou que a Universidade está impedida de aplicar as verbas do PNAES para outro fim que não seja moradia estudantil. Uma nova reunião com o DCE, marcada para a tarde do dia 29, terá como pauta o estudo da abertura dos RUs nos fins de semana para todos, pois a questão envolve também variáveis administrativas que demandam tempo para serem resolvidas .

Quanto às cantinas, Del Pino informou que as licitações para estes estabelecimentos dos campi Porto (Anglo) e Capão do Leão estão encaminhadas.

A Reitoria vai responder por escrito as demandas apresentadas nesta sexta pelo DCE.

Publicado em 17/04/2015, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.