UFPel sedia reunião com NITs de instituições federais

Na última sexta-feira (10), a UFPel sediou uma reunião com representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da UFSM, da FURG e da Unipampa, além da própria Universidade.

A reunião teve por objetivo a troca de experiência nas áreas de incubação de empresas, de transferência de tecnologia e de proteção à propriedade intelectual. As equipes dos NITs das instituições estavam presentes e fizeram exposições de como estas questões estão sendo tratadas em cada instituição.

Segundo o professor Mário Canever, que organizou o evento e que é o atual responsável pela Coordenação de Inovação Tecnológica (NIT da UFPel), este foi um momento inicial importante para futuras articulações em conjunto. “É muito bom poder encontrar as pessoas para uma discussão franca sobre os desafios típicos desta área e compartilhar as soluções que cada instituição está encontrando para dar conta destes desafios”, destacou.

Canever explicou que o principal resultado desta primeira reunião foi a definição de que sejam mantidos encontros regulares entre estes NITs e que o grupo seja ampliado, com convite para a UFFS e os Institutos Federais do RS. “Com encontros regulares teremos a oportunidade de organizar ações conjuntas e de ir acompanhando a evolução das iniciativas de cada instituição nesta área, que é estratégica para o país”, citou o professor.

A UFPel tem ampliado a sua atuação nesta área. Atualmente são quase 60 patentes depositadas junto ao INPI, algumas tecnologias estão em negociação para transferência tecnológica e a incubadora de empresas de base tecnológica da UFPel – Conectar – será inaugurada na próxima semana. Além disso, a UFPel tem dado suporte ao Pelotas Parque (liderado pela Prefeitura Municipal), tem liderado as ações do APL Saúde (programa do Governo Estadual) e tem desenvolvido diversas ações de formação para estudantes, docentes e TAs que atuam na área.

Publicado em 15/04/2015, na categoria Notícias.