Início do conteúdo

UFPel promove curso sobre estradas não-pavimentadas

A Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Laboratório de Mecânica dos Solos, promove, nos dias 28 e 29 de maio, um curso sobre estradas não-pavimentadas. No programa, estão temas como drenagem, qualidade ambiental, materiais para revestimento e ensaios laboratoriais. A promoção é conjunta com o Foro Internacional para o Transporte Rural e Desenvolvimento (IFRTDAL).

São 20 vagas oferecidas. O número permite a execução de práticas laboratoriais em diversas amostras, preferencialmente vindas dos municípios de origem dos participantes. O curso tem previsão de 12 horas/aula.

De acordo com o responsável pelo Laboratório, professor Alfredo d’Ávila, o espaço tem tradição em desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão na área de estradas municipais não-pavimentadas. O engenheiro florestal Francisco Roxo, da empresa FIBRIA S.A., já participou do curso e aprovou a atividade. Segundo ele, o conhecimento adquirido foi focado nas reais necessidades do dia a dia das empresas e funcionários que trabalham na área. “Faz a diferença na construção, manutenção das estradas de chão e também na maneira de pensar de nossos gestores e operadores, buscando um pensamento crítico-construtivo, afetando diretamente a motivação e a melhor aplicação dos recursos privados e públicos”, avaliou.

A inscrição deve ser feita através de um dos seguintes e-mails: alfredosolos@yahoo.com.br ou pcorralf@gmail.com. O investimento é de R$ 400,00 para Prefeituras e de R$ 500,00 para empresas. Com o objetivo de facilitar a participação de encarregados e operadores, a instituição que inscrever quatro pessoas pagará apenas três inscrições.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 9166-7200 ou pelos mesmos e-mails onde são feitas as inscrições.

Programa do Curso
1) Drenagem de Vias Não-Pavimentadas
2) Qualidade Ambiental em Vias Não-Pavimentadas
3) Materiais para Revestimento de Vias Não-Pavimentadas
4) Ensaios laboratoriais

Publicado em 15/04/2015, na categoria Notícias.