Rondonistas da UFPel recebem certificados

DSC_0591DSC_0665Os acadêmicos da UFPel que participaram da Operação Mandacarú do Projeto Rondon, na cidade de Itapiúna, no Ceará, em janeiro, receberam, recentemente, das mãos do reitor Mauro Del Pino, os certificados de participação no trabalho. O grupo de oito alunos foi coordenado pelas professoras da Faculdade de Enfermagem Michele Mandagará e Sidnéia Casarin, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Coordenação de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade.

Organizado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social com participação voluntária de alunos das universidades do país, visando buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem estar da população.

Os estudantes ficaram na cidade, de 20 mil habitantes, por 20 dias. “É um povo acolhedor, muito voltado para as atividades artísticas”, contaram. Mesmo depois do término da operação, os alunos da UFPel mantêm o contato com a população de Itapiúna, que é um município que sofre com a seca. Lá não chovia há três anos, até o dia da chegada dos estudantes, quando choveu. Os acadêmicos da UFPel trabalharam nas áreas de saúde, direitos humanos, cultura e educação.

Durante a entrega dos certificados, o reitor ressaltou o mérito dos professores dedicados à atividade.  “A Universidade vem procurando dar o suporte para que a extensão seja prática curricular”, registrou. Del Pino destacou ainda a formação interdisciplinar ligada às atividades fora da Universidade, que segunda ele é fundamental para o crescimento acadêmico.

A trajetória dos alunos da UFPel no Projeto Rondon 2015, Operação Mandacaru, está publicada na página no Facebook, disponível neste link.

Publicado em 15/04/2015, na categoria Notícias.