Gestão Ambiental visita empreendimento referência na América Latina

image1image2Estudantes do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) visitaram, no dia 11, a Estância de Vinhos Guatambu, localizada em Dom Pedrito. O empreendimento é considerado um modelo de referência em sustentabilidade no Brasil e na América Latina.

Sob orientação da professora Fernanda Medeiros Gonçalves, os acadêmicos tinham o propósito de fazer uma análise das práticas de gestão ambiental adotadas para melhor aproveitamento e utilização dos recursos ambientais na empresa. Na ocasião, alunos e professora foram recebidos pelo proprietário do empreendimento, Valter José Pötter. Conforme a professora, a concepção de sustentabilidade na Estância foi adotada desde a construção do prédio até o descarte dos resíduos gerados.

Dentre as diversas ferramentas de gestão ambiental adotadas, aponta a docente, destaca-se a captação da água da chuva e o projeto do parque solar, ambos buscando a autossuficiência em água e energia.

Adicionalmente, a empresa mantém parceria com a UFPel através dos grupos de pesquisa Núcleo de Gestão Ambiental na Produção Animal (Núcleo GAPA) e Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC). Estes grupos estudam a viabilidade de utilizar os coprodutos gerados no processo de vitivinificação na alimentação animal. Os resultados contribuirão em aspectos ambientais, tecnológicos e científicos, além da formação de estudantes-colaboradores nos grupos envolvidos.

Publicado em 14/04/2015, na categoria Notícias.