A SALA recebe exposição de Zéca Nogueira

A SALA – Galeria do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, nos próximos dias, a exposição individual Artefatos do Desenho e Escrita, de Zéca Nogueira. A abertura será no dia 22 de abril, quarta-feira, às 18h30min.

Zéca Nogueira é artista plástico, arquiteto e professor de Desenho no Centro de Artes da UFPel. Na exposição, Nogueira vai apresentar obras que falam sobre a fisicalidade de um instrumento de desenho e da escrita que faz parte de sua vida como artista: o lápis. O trabalho é um tipo de brincadeira com este instrumento gráfico. Este objeto, o bom e velho lápis número 2, parece ser o meio pelo qual Nogueira está continuando suas reflexões sobre a passagem entre o mundo físico e palpável dos objetos para o mundo reapresentado pela imagem digital.

Pensar sobre o lápis na arte contemporânea pode ser um modo para pensar sobre nossa realidade? O que é nossa vida hoje em termos do modo que escrevemos? O que usamos para anotar uma ideia, lápis e papel? Vemos imagens digitais e tocamos objetos diariamente. Mas, certamente, nosso contato com o lápis não é tão frequente hoje, depois da digitalização de nossas vidas. Hoje temos muito mais contato com imagens digitalizadas na Internet do que com cartas escritas ou desenhos feitos pela mão do artista com grafite. (Lembra o grafite? – aquele pó escuro que faz o lápis e que, outrora, usamos para escrever ou anotar alguma coisa). O trabalho de Zéca Nogueira situa numa zona incerta de nossa atualidade, na passagem do lápis para a virtualidade da imagem.

Do Físico ao Digital
Em 2014, Zéca Nogueira defendeu sua dissertação em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel, sob a orientação da professora doutora Nádia da Cruz Senna, com o projeto Do Físico ao Digital: mudanças no pensar e fazer a obra.

Em sua pesquisa em artes do PPGAV-Mestrado do Centro de Artes da UFPel, Nogueira debruçou-se sobre a criação de imagens gráficas coloridas que, segundo o artista, realizam “a passagem do físico para o digital”.  Nas obras criadas entre 2012 e 2014, trabalhou com a produção de imagens geradas a partir de uma única matriz – uma radiografia digitalizada – que manipulou usando um programa gráfico e um processo criativo que potencializa a recriação e multiplicação de imagens cuja diversidade é virtualmente infinita.

Conversa com o artista
No dia 22 de abril, um pouco antes da abertura oficial, das 17h30min até 18h30min, o público está convidado para a Conversa com o Artista, quando Nogueira estará na galeria para falar sobre seus trabalhos.

A exposição estará aberta à visitação até o dia 21 de maio e pode ser apreciada das 9h30min às 12h e das 14h às 18h, de segundas a sextas-feiras. A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel – está localizada no Prédio 1 do Centro de Artes da UFPel, com entrada na Rua Alberto Rosa, 62.

Estão disponíveis visitas mediadas para grupos de escolas e outras instituições locais. As ações educativas são oferecidas para grupos de qualquer idade e podem ser agendadas com os mediadores do Grupo Patafísica durante o período de visitação através do contato patafisica@live.com.

Serviço:

Exposição individual: Artefatos do Desenho e Escrita

Artista: Zéca Nogueira

Conversa com o artista: 22 de abril, às 17h30min, na galeria A SALA

Abertura: 22 abril, às 18h30min

Onde: A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel – rua Aberto Rosa, 62

Visitação: De 22 de abril a 21 de maio, de segundas a sextas-feiras, das 9h30min às 12h e das 14h às 18h

Publicado em 14/04/2015, na categoria Notícias.