TCU faz auditoria de rotina sobre relação da UFPel com fundações

DSC_0104 Dentro da rotina normal de trabalho e do planejamento de ações do Tribunal de Contas da União (TCU), três auditores do órgão de controle farão, até o dia 30 de abril, uma auditoria específica sobre as relações da UFPel com suas fundações de apoio. André Kirchheim, Jorge José Martins Júnior e Sandra Brod Pacheco foram recebidos, na tarde desta segunda-feira (13), pelo reitor Mauro Del Pino e pelo assessor da Reitoria Paulo Koshier, quando apresentaram o trabalho que estão começando na Universidade.

A auditoria avaliará as relações com as fundações, os mecanismos de controle interno usados na Instituição nestes processos, os convênios e contratos envolvidos e a nova realidade das fundações na UFPel, que tiveram seus perfis e políticas modificados nesta gestão. “Queremos analisar como estão ocorrendo as relações mais recentes e ver no que elas podem melhorar”, disse o auditor André Kirchheim. O reitor Mauro Del Pino saudou o trabalho vendo nele a possibilidade da antecipação de correções.

O Conselho Universitário da UFPel aprovou no fim de março uma resolução que normatiza, no âmbito da Instituição, as relações da Universidade com suas fundações. Os auditores revelaram já ter tido contato com o documento e avaliaram que a nova normatização poderá colocar as relações dentro do que preconizam as boas práticas da administração pública.

No dia 22, quarta-feira, às 15h, no Lyceu, os auditores farão uma apresentação para a Administração Superior da UFPel e diretores de unidades a respeito da visão do TCU sobre o relacionamento das universidades com suas fundações de apoio e sobre como o Tribunal monitora estas atividades.

Publicado em 13/04/2015, na categoria Notícias.