Reitor visita Faculdade de Odontologia

odonto_umodonto_doisNa manhã desta segunda-feira (13), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, esteve cumprindo agenda na Faculdade de Odontologia. A visita foi a primeira de uma série que tem sido planejada, de modo que a Administração Superior possa conhecer de perto a realidade nas unidades acadêmicas e administrativas.

O reitor esteve acompanhado da vice-reitora, Denise Gigante, do pró-reitor Administrativo, Antonio Carlos Cleff, do pró-reitor de Infraestrutura, Evaldo Krüger, e de assessores. O grupo foi recebido pela diretora da Faculdade de Odontologia, Adriana Etges, e pelo vice-diretor, Luís Eduardo Nova Cruz.

Durante a visita, a comitiva passou em locais como Secretaria, Clínica Infantil, Centro Acadêmico, Clínica de Prótese Total e Parcial, Central de Esterilização, Clínicas Norte, Sul e Oeste, Serviço de Radiodiagnóstico, Centro de Desenvolvimento e Controle em Biomateriais (CDC-Bio), Almoxarifado, porão e pátio.

As demandas do curso estão ligadas, especialmente, à readequação dos espaços físicos, aporte de manutenção para equipamentos e necessidade de pessoal – que tem sido realocado para suprir alguns serviços. A estrutura é deficitária para atender os cerca de 660 estudantes.

Conforme os representantes da Odontologia, o orçamento prevê a compra de materiais de consumo, mas não de manutenção – o que reflete em falta de peças de reposição ou consertos. Em relação às instalações, é necessário, entre outras ações, aquisição de utensílios – como torneiras adequadas -, substituição de pisos e encanamento, combate a infiltrações e otimização de espaço para acondicionamento de materiais. “A visita foi um reconhecimento do campo de trabalho. Pudemos mostrar nossa realidade. A falta de manutenção adequada dificulta o atendimento ao público e chega próximo ao limite”, pontuou a diretora.

Conforme o reitor, as visitas buscam aproximação com as unidades e situam as demandas que a Administração Superior recebe. “Isso nos dá uma percepção mais adequada e mais justa do que estamos precisando fazer”, disse.

A avaliação do reitor é de que, na Odontologia, a situação é bastante crítica em relação a investimento e manutenção. “Vamos procurar estipular um plano de trabalho para restabelecer alguns setores e clínicas, de modo a recuperar a qualidade necessária aos serviços”, afirmou.

Publicado em 13/04/2015, nas categorias Destaque, Notícias.