Programa de Segurança do Paciente é implementado no HE

Na manhã do dia 9 de abril ocorreu o lançamento do Programa de Segurança do Paciente do Hospital Escola da UFPel, com palestra inaugural realizada no auditório do HE. O evento é uma ação de educação permanente que visa implantar novos métodos para garantir maior segurança ao paciente internado no hospital.

Na abertura do evento, a superintendente do Hospital Escola, Julieta Carriconde Fripp, ressaltou que o Programa de Segurança do Paciente atende a portaria 529/2013 do Ministério da Saúde, com o objetivo de promover ações para uma atenção à saúde segura.

A palestrante, Helena Barreto dos Santos (médica, doutora em epidemiologia – UFRGS, assessora de planejamento e avaliação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, coordenadora do Programa de Qualis no HCPA), discursou sobre métodos e possibilidades para diminuir os eventos adversos nos hospitais, focando em ações simples que propiciam aos profissionais da saúde a oferta de uma assistência mais segura. “Um hospital é a organização mais complexa que existe, pois trabalham juntos profissionais de várias áreas, de diversos níveis de formação com os mais diferentes pacientes”, explicou Helena.

A Segurança do Paciente são metas internacionais estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que buscam promover melhorias na situação de assistência aos internados, oferecendo um atendimento cada vez mais livre de danos. As metas são divididas em seis: Identificação Correta do Paciente; Comunicação Efetiva; Uso Seguro de Medicamentos; Cirurgia Segura; Prevenção de Risco de Infecções; Prevenção do Risco de Queda e de Úlceras de Pressão.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Camila Schwonke, informou que a palestra marca o início do processo de sensibilização no HE e de implementação de ações que busquem instituir uma cultura de segurança na instituição. Os encontros de sensibilização acontecerão até a metade do mês de maio, com cada unidade do HE, após esse período, outras ações serão realizadas envolvendo a implementação dos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Publicado em 13/04/2015, na categoria Notícias.