PDI tem objetivos estratégicos apontados

pdiJá está definido um conjunto preliminar de objetivos estratégicos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, em elaboração. Grupo de diretores de unidades acadêmicas e Administração Superior, reunido na manhã desta quarta-feira (8), no Centro de Pesquisas Epidemiólogicas, elencou metas que perpassam as principais áreas de atuação da Universidade.

“Este trabalho encaminha a Instituição para o cumprimento de seus compromissos sociais”, avaliou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, que coordenou o encontro. Já o reitor Mauro Del Pino observou que os objetivos apontados reúnem todas as áreas da Universidade, exaltando o trabalho do grupo.

Entre os objetivos listados estão desenvolver ações continuadas de qualificação dos servidores; desenvolver a Pedagogia universitária; o fortalecimento das políticas de inclusão, acesso e permanência, com aproveitamento; qualificar os ensinos de graduação e de pós-graduação; expandir a pós-graduação; implementar processo de planejamento espacial na UFPel; qualificar as condições de trabalho e de estudo; e buscar a qualificação e a eficiência administrativa.

Foram apontados também intensificar as relações entre a UFPel e a sociedade; desenvolver ações articuladas com a rede de educação básica, visando a qualificação e o desenvolvimento mútuos; promover o equilíbrio entre as ações de ensino, pesquisa e extensão; valorizar a produção e a difusão cultural e artística; produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e técnicos; implementar políticas de integração e intercâmbio com outras universidades e instituições; consolidar a política de internacionalização; e ampliar a divulgação e a comunicação interna e externa, dando transparência às ações.

Na próxima reunião do grupo, que deverá ocorrer no dia 15 pela manhã, o material produzido nesta quarta-feira continuará a ser trabalhado, analisado e desdobrado para atingir todas as áreas de atividade da Instituição.

O trabalho desta quarta deu continuação às atividades realizadas na segunda e na terça-feira, com as palestras das professoras Fátima Cóssio, da Faculdade de Educação, e Maria Isabel Cunha, que foi pró-reitora de Graduação na gestão de Amílcar Gigante.

Plano

O PDI deverá estar pronto até o fim de junho. A elaboração do texto está sendo feita por um grupo de trabalho formado por representações da Administração Superior e dos diretores de unidades acadêmicas. Antes de ser apreciado pelo Conselho Universitário (Consun), em junho, a proposta de texto será levada à consulta pública. O PDI é o documento que define os objetivos estratégicos gerais da Instituição e suas ações e deverá valer por cinco anos.

A elaboração do PDI ainda deverá ter como base o Projeto Pedagógico Institucional vigente, de 1991 e que foi revisto em 2003, mesmo que a Constituinte Universitária esteja com a tarefa de fazer um novo texto de PPI neste primeiro semestre de 2015. O cronograma de trabalho, iniciado nesta semana, vai até o fim de junho, passando por consultas à comunidade em maio e finalizando com a aprovação no fim do semestre.

Publicado em 08/04/2015, nas categorias Destaque, Notícias.