Início do conteúdo

Capes divulga bolsas de Doutorado na Alemanha

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) está divulgando que a Capes publicou nesta quarta-feira, 1º, o novo edital do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha relativo à seleção 2015/2016. A iniciativa tem por objetivo apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para realização de doutorado pleno, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha.

O programa é fruto de parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Cada agência possui uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão. Após a seleção, o bolsista deverá se orientar pelas normas da agência que financiará sua bolsa. A quota de bolsas a serem contempladas por cada agência será de até 30 bolsas pela Capes, 35 pelo CNPq e 20 bolsas pelo DAAD.

As candidaturas devem ser apresentadas por meio do formulário eletrônico disponível na plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq. Uma versão da documentação deverá ser encaminhada por correio para o escritório do DAAD, no Rio de Janeiro.

Benefícios

O edital prevê a concessão de bolsa para realização de doutorado sanduíche no exterior; de doutorado pleno no exterior; ou de duplo doutorado no exterior. Além das mensalidades, estão previstas passagem aérea de ida e volta ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio de adicional localidade para as cidades de alto custo. Os detalhes dos benefícios de cada uma das três agências parceiras devem ser verificados no edital.

Curso de Alemão

O programa prevê a concessão de curso de alemão pelo DAAD, antes do início da pesquisa, para todos os bolsistas selecionados. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível de conhecimento do idioma alemão de cada candidato, a área de pesquisa na Alemanha e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã. Os candidatos ao doutorado sanduíche e ao duplo doutorado terão direito ao curso de alemão apenas se a duração dos estudos de doutorado na Alemanha for igual ou superior a seis meses.

http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/142015-Edital-07-2015-DAAD-Doutorado.pdf

Publicado em 02/04/2015, na categoria Notícias.