Universidade discute sua Educação a Distância

DSC_0814DSC_0848A Pró-Reitoria de Graduação, a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED) e a UAB na UFPel iniciaram, nesta quarta-feira (1), no auditório da Reitoria, o 1º Seminário de Educação a Distância na Universidade. O evento será desenvolvido em três etapas. A primeira, realizada ao longo desta quarta, objetiva promover uma discussão interna sobre os processos de Educação a Distância na Universidade. Pela manhã e tarde, os cinco cursos desta modalidade oferecidos pela Instituição são apresentados. São eles os cursos de Matemática, Espanhol, Educação do Campo, Filosofia e Pedagogia.

A segunda fase do Seminário será realizada nos dias 5 e 6 de maio, com palestrantes convidados de outras instituições. O local será a Agência da Lagoa Mirim. Na última etapa, em 11 de maio, serão definidos encaminhamentos e traçado o planejamento de ações para o setor na UFPel.

Ao abrir o evento, no começo da manhã, o reitor Mauro Del Pino frisou a necessidade de a Universidade discutir uma política institucional para a área e lembrou as transformações ocorridas nos últimos anos. “Temos de pensar uma Educação integral e integrada”, preconizou. Disse que o tema é bastante discutido hoje no MEC e na Capes e anunciou que durante a primeira reunião dos reitores das federais com o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta terça-feira em Brasília, estará na pauta a inclusão do ensino a distância na Sesu (Secretaria de Ensino Superior) do MEC.

Del Pino afirmou ainda que é preciso pensar a educação de uma forma em geral, com diferentes espaços para a formação do conhecimento. Sublinhou que a expansão desta modalidade nas universidades federais deve ocorrer com qualidade e que o ensino a distância possibilita o acesso à Universidade a quem, de outra forma, não o teria.

Tema presente

A vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, disse que o ensino a distância é tema presente na agenda tanto da Vice-Reitoria quanto do Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão). ” Procuramos sempre discutir as duas modalidades incorporadas, presencial e a distância”, registrou.

Para o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, o debate sobre a transição dos cursos a distância para as unidades acadêmicas apontava para a necessidade de realizar o seminário. O pró-reitor defende que o evento deve fazer diagnósticos, prognósticos e um “repensar” desta modalidade na UFPel.

Já a coordenadora da CPED, Silvia Prietsch, disse que seria momento também de debater a atuação da própria Coordenação, como ela será regida e as suas ações. O coordenador da UAB na UFPel, Luiz Alberto Brettas, demonstrou-se preocupado com  a institucionalização da educação a distância na Universidade. “Este seminário será um condutor de ideias e de informações de como fazer este processo de forma adequada”, projetou.

O evento é conduzido pela professora Afra de Sousa, coordenadora de Ensino e Currículo da PRG. As atividades desta quarta-feira se encerram no fim da tarde.

Publicado em 01/04/2015, nas categorias Destaque, Notícias.