Início do conteúdo

HE promove palestras sobre dor como quinto sinal vital

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas realizará duas palestras no auditório do HE sobre dor oncológica. A iniciativa é da empresa Mundipharma, que, em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa do HE, oferecerá esses dois eventos.

As palestras serão ministradas no dia 8 de abril. Na parte da manhã, às 10h, a médica Maria Pilar Estevez Diz abordará o assunto “Dor Oncológica – Consenso SBOC 2014”, tendo como público-alvo médicos; na parte da tarde, às 13h, a enfermeira Maristela Santos explanará sobre o assunto “Dor na Oncologia e Avaliação da dor como quinto sinal vital”, para as equipes multiprofissionais do HE.

As inscrições serão feitas na hora, obedecendo à capacidade do local, e será oferecido certificado de participação da palestra. O evento tem como propósito instituir no HE a mensuração da dor na rotina de avaliação de todos os pacientes internados, a exemplo do que acontece com os outros quatro sinais vitais – temperatura corporal, pulso, pressão arterial e frequência respiratória -, instrumentalizando os profissionais também sobre as medidas de controle e tratamento da dor.

Maria Del Pilar Estevez Diz é oncologista e médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Maristela Santos é graduada em enfermagem pela Universidade de Santa Catarina (1992), especialista em Gestão Hospitalar, especialista em Enfermagem Oncológica, mestre em Enfermagem com foco em cuidados paliativos pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Enfermagem em estomaterapia, coordenadora do Programa de Internação Domiciliar (PID), chefe de enfermagem do Serviço de Cuidados Paliativos do Centro de Pesquisas Oncológicas da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina (CEPON), coordenadora do Programa de Redisência Multiprofissional em Cancerologia e da Comissão de Estomatoterapia do CEPON.

Publicado em 31/03/2015, em Notícias.