Festival Internacional de Folclore traz extensa programação a Pelotas

Cartaz A3 FIFAPUma extensa programação, nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), marcará o 2º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (FIFAP), em Pelotas. O evento conta com o apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do seu Núcleo de Folclore (Nufolk), do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) e da Prefeitura Municipal de Pelotas, além de outras instituições estrangeiras, especialmente a Organização Internacional de Folclore e Arte Popular (IOV), seccional Uruguai, vinculada à Unesco, bem como apoiadores locais.

O 2º FIFAP funde-se com outro evento internacional, denominado “América Unida”, cujo formato único no continente, caracteriza-se por um “giro” por três países – nesta edição, representados pela Argentina, Brasil e Uruguai –, proporcionando uma grande disseminação da arte latino-americana pelas cidades por onde passa. O evento idealizado por Gustavo Verno, professor, bailarino e gestor cultural uruguaio, está sendo realizado desde domingo (28) de março e termina no próximo, 5 de abril, passando pelas cidades de Quilmes (Argentina), Pelotas e Ciudad Del Plata (Uruguai).

Composto por dez delegações estrangeiras, além da delegação do Brasil – representada pela Abambaé Cia. de Danças Brasileiras -, o evento conta com a participação de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Paraguai, Uruguai, México e Peru. No palco e oficinas, os integrantes de cada país trazem elementos de suas culturas, representadas pela arte da dança e música folclóricas. No Brasil, o América Unida tem sua segunda edição, onde se funde com o FIFAP.

A Coordenação Geral do 2º FIFAP vem mantendo uma série de encontros com entidades locais, buscando viabilizar o evento. Dentre estes, esteve reunida com a diretora de Pesquisa e Extensão do IFSul, Érica Pereira Martins. Na ocasião foram expostas as necessidades materiais e humanas para sua realização. As mesmas foram analisadas e acatadas, sendo que uma delas é a ocupação do espaço do Auditório do IFSul para a apresentação dos dois espetáculos que acontecerão em Pelotas.

1º/4/2015

HORA                                   ATIVIDADE                                                            LOCAL

8h00min                     Chegada e recepção das delegações                         Cenáculo

14h00min                   Encontro para recordar                                              Cenáculo

14h30min                   Oficina de Danças Folclóricas – Peru                       Tablado UFPel

Oficina de Danças Folclóricas – México                  Sala 102/Prédio 2 – Centro de Artes

Oficina de Danças Folclóricas – Equador                E.M. Francisco Caruccio

Oficina de Danças Folclóricas – Paraguai                Sala 201 – AABB

Oficina de Danças Folclóricas – Bolívia                   Sala Dança IFSul –

Campus Pelotas

Oficina de Danças Folclóricas – Venezuela             Escola Cel. Pedro Osório

16h30min                   City Tour                                                                  Pontos turísticos de Pelotas

18h30min                   Conferência de Imprensa                                          Mini Auditório IFSul

20h00min                   Abertura Oficial e Espetáculo de Abertura               Auditório IFSul

22h30min                   JANTAR e atividades de confraternização              Cenáculo

02/4/2015

10h00min                   Encontro de Artesãos                                               Cenáculo

11h00min                   Reunião para discutir futuro do projeto                    Cenáculo

12h30min                   ALMOÇO                                                                 IFSul – CTG

14h00min                   Desfile Temático das Delegações – com todos os

participantes em seus trajes típicos – pelo centro

histórico da cidade, juntamente com o Cortejo do   Centro

AmaSete (Mercado Central-Andrade Neves-Sete   Histórico

de Setembro-XV de Novembro) até o largo da

praça Cel. Pedro Osório, em frente ao Teatro Sete

de Abril.

19h00min                   Preparação Corporal                                                  Auditório IFSul

20h30min                   Espetáculo América Unida                                       Auditório IFSul

22h45min                   JANTAR e atividades de confraternização              Cenáculo

03/4/2015

2h00min                     Despedidas e partida rumo ao Uruguai

Informações pelo e-mail fifap.assessoria@gmail.com ou com os coordenadores da Assessoria de Comunicação do FIFAP, pelos telefones (53) 8142-2557 (Sabrina); (53) 8134-1200 (Marcel); e (55) 9979-9355 (Norberto).

Publicado em 31/03/2015, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.