Comitê de Ética em Pesquisa da Medicina avalia 150 projetos por ano

DSC_0080O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina da UFPel tem como objetivo defender os interesses dos participantes de pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, contribuindo no desenvolvimento dos trabalhos dentro de padrões éticos. O CEP é responsável por analisar as diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações de mestrado, teses de doutorado, projetos de pesquisa com ou sem financiamento, entre outros.

A comissão é composta por 10 membros, sendo profissionais da área da saúde, ciências sociais e humanas com experiência na área, e foi criada em junho de 1997, na gestão do professor José Aparecido Granzotto. O primeiro coordenador foi o professor José Augusto Crespo Ribeiro, de 1997 até 2006, a segunda coordenadora foi a professora Maria Elizabeth de Oliveira Urtiaga, de 2006 até 2009, e a atual coordenadora, desde o ano de 2009, é a nutricionista do Hospital Escola Patrícia Abrantes Duval.

São avaliados cerca de 13 projetos de pesquisa por mês. No ano de 2014 passaram pelo comitê 150 trabalhos. Esses projetos são oriundos de pesquisadores vinculado a unidades da UFPel, tais como: Faculdade de Medicina, Centro de Pesquisas Epidemiológicas, Hospital Escola, Instituto de Biologia, Faculdade de Nutrição, Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação de Parasitologia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Química de Alimentos, Curso de Psicologia, Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Arquitetura, Instituto de Física e Matemática.

As pesquisas devem ser encaminhas ao CEP pelo Sistema Plataforma Brasil, com no mínimo uma semana de antecedência às reuniões, que acontecem na última quinta-feira de todo mês em sala anexa ao Hospital Escola. Essa plataforma foi criada em 2012, e é a base nacional para registros dos trabalhos envolvendo seres humanos no sistema CEP/CONEP, suporte que o comitê da Faculdade de Medicina possui desde o princípio das atividades. Isso proporciona o acompanhamento dos diferentes estágios do estudo, possibilitando assistir a fase de campo, envio de relatórios parciais e finais.

Algumas orientações são necessárias para a realização dos projetos, e podem ser encontradas no site da UFPel – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Comitês de Ética em Pesquisa – Humanas (http://wp.ufpel.edu.br/prppg/instrucoes-para-elaboracao-de-projetos-de-pesquisa/). Lá é possível encontrar instruções para a elaboração dos projetos, e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, capacitação para os CEPs, resoluções, normas técnicas, e-mails para contato da CONEP, e orientações para a submissão dos trabalhos e cadastros no sistema da Plataforma Brasil. O contato com o CEP pode ser feito pelo e-mail cep.famed@gmail.com.

Publicado em 27/03/2015, na categoria Notícias.