Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência passa a realizar atividades na UFPel

Esta semana, a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência começou a utilizar o Campus Anglo da UFPel como local de reuniões. O grupo, que existe há dois anos, realiza atividades pedagógicas com pessoas com deficiência, sempre se voltando às artes.

O grupo sobrevive a partir de colaborações mensais para auxiliar os idealizadores e comprar materiais. Com dificuldades para seguir suas atividades, um ano atrás a associação pediu auxílio à UFPel. Hoje está sendo abrigada pela universidade, com a ajuda da assessora da reitoria Lorena Gill.

Segundo a presidente da associação, Marli dos Santos, o maior desejo é desenvolver um centro de referência de educação, saúde e lazer. O espaço cedido contribui para o alcance do ideal, apesar de ainda faltarem mesas longas e armários.

Estão responsáveis pelas atividades com os alunos as estudantes de magistério Michele Moraes e Luciane Oliveira, além de Iracema Garcia, formada em Ciências Sociais. As atividades incluem escrita, leitura, recorte, sempre pelo caminho das artes. Também são trabalhadas questões físicas de alongamento. Durante o ano passado foram abordadas as “Habilidades de cognição desenvolvidas pelo caminho das artes”, como foi chamada a oficina, e a ideia é ampliar para outras áreas este ano.

Os alunos aprovaram a mudança para o Anglo. Léo ressalta que gosta de ir para os encontros, onde todos são amigos, fazem festa, encontram as mães e passeiam. O maior sonho de Alessandra Nincola, que também integra o grupo, é estudar português. Com a associação, ela fica mais perto de realizar. Apesar da timidez, Lorena Prado ficou encantada com os encontros. A aluna pinta telas, e faz aulas de artes.

Os horários de encontro são de segunda a quarta, das 14h às 17h, no Anglo. Nas quintas-feiras o grupo vai para a Casa da Irmandade, salão da Catedral São Francisco de Paula. Lá são feitas atividades de canto, dança e lazer. Quem tiver interesse em conhecer ou participar da associação, pode fazer uma visita neste local, durante uma reunião ou então contatar pelos números 8409-2120 e 8452-0342.

Publicado em 26/03/2015, na categoria Notícias.