Início do conteúdo

Núcleo de Máquinas Agrícolas participa da Expoagro

O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentoas Agrícolas (NIMEQ) da UFPel está participando da Expoagro, em Rio Pardo, que é uma feira agropecuária, promovida pela AFUBRA (Associação de Fumicultores do Brasil) com o apoio de diversas entidades e empresas, tendo por finalidade mostrar o potencial dos pequenos agricultores e apresentar propostas de tecnologias, produtos e serviços.

O NIMEq, possui uma parceria com a AFUBRA desde o ano de 2013, através da qual leva para feira as máquinas e equipamentos agrícolas para agricultura familiar desenvolvidos pelo Núcleo e pelo PPGSPAF (Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar).

Para a 15ª edição da EXPOAGRO AFUBRA, que se realiza em 24, 25 e 26 de março, além de expor as máquinas desenvolvidas pelo NIMEq é realizada a segunda edição do  Prêmio AFUBRA/NIMEq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar, na categoria inventor e a primeira edição do Prêmio AFUBRA/NIMEq na categoria empresa.

Os prêmios têm o objetivo de contribuir para a melhoria da produção e produtividade agrícola, qualidade de vida das populações e preservação do meio ambiente ligados a agricultura de base familiar. Buscam ainda incentivar, junto aos agricultores, inventores e pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas, a inventividade e o desenvolvimento de novas tecnologias na área de máquinas agrícolas voltada para agricultura familiar e incentiva, junto a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil, a qualificação, o aprimoramento e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos voltados à agricultura familiar.

A Comissão Julgadora de Campo foi formada pelos professores Roberto Lilles e Antônio Lilles, do NIMEq/UFPel, e pelo professor Maurício Lenz, do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Durante a realização da feira serão apresentados e conhecidos os vencedores do Prêmio AFUBRA/NIMEq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar nas categorias Inventor e Empresa.

Publicado em 25/03/2015, na categoria Notícias.