Gestão Ambiental recebe palestra sobre Geopolítica Ambiental

Palestra - Prof. Fábio Amaro Silveira DuvalO curso de Gestão Ambiental da UFPel, através da disciplina Geopolítica Ambiental, Fronteiras e Governança Internacional recebeu nesta terça (24) o professor Fábio Amaro Silveira Duval do curso de Relações Internacionais. Na oportunidade, sob o título “A Geopolítica e o lugar da América Latina no mundo”, Duval apresentou aos alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Relações Internacionais os principais conceitos de geopolítica e sua relação com os recursos naturais.

Nesse contexto, destacou a conjuntura atual na América Latina, com especial atenção aos recursos hídricos da região, áreas agriculturáveis e minerais, citando como exemplo o Lítio – presente no Brasil, Bolívia, Chile e Argentina – disputado pela indústria de ligas metálicas condutoras de calor, cerâmicas e lentes e na produção de pilhas e baterias elétricas e até mesmo na medicina, onde seus sais são utilizados em medicamentos para o tratamento de depressão e do transtorno bipolar. Duval destacou ainda o potencial ambiental da América Latina e sua condição de provedora de matéria prima para o desenvolvimento da indústria em países da Europa e, recentemente com a participação da China.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, organizador do evento, a atividade proporcionou uma visão mais abrangente e interdisciplinar da temática ambiental em uma perspectiva geo-político-estrátegica, permitindo aos alunos outra compreensão sobre nosso potencial ambiental e seu uso futuro. Ainda de acordo com Maurício, o evento também serviu para divulgar a realização do II Encontro de Gestão Ambiental Transfronteiriça, a ser realizado em 28 de abril no Centro de Integração do Mercosul, quando serão abordados temas como o conflito internacional pela água, bem como os desafios da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim da UFPel na fronteira Brasil-Uruguai.

Publicado em 25/03/2015, na categoria Notícias.