Hoje (24) é o Dia Mundial de Controle da Tuberculose

No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Controle da Tuberculose. O Grupo de Avaliação em Tuberculose, da Universidade Federal de Pelotas (GEA-TB/UFPel), destaca a importância desta data diante da relevância mundial da enfermidade, em especial no cenário local, que apresenta altas taxas de incidência da doença. O município de Pelotas é considerado prioritário para as ações de controle da enfermidade pelo Programa Nacional de controle da Tuberculose.

Nesta data comemora-se a descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 24 de março de 1882. Esta descoberta significou um grande avanço na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, dizimou grande parcela da população mundial, e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

A transmissão é aérea, se dá pela liberação do bacilo pelo enfermo durante a tosse, a fala ou o espirro podendo ser aspirado por outros indivíduos. Destaca-se como sinais da doença a perda de peso, a febre baixa no final do dia, o suor à noite, a expectoração de escarro com sangue e a tosse, por um período igual ou superior há três semanas. Ao identificar um desses sintomas, procure rapidamente, a unidade de saúde mais próxima.

A tuberculose é grave, podendo levar a morte se não tratada corretamente, contudo é curável e possui tratamento gratuito, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde .

O GEATB/Fen/UFPel, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, vem contribuindo na formação acadêmica, assim como no desenvolvimento de pesquisas/eventos com o envolvimento dos trabalhadores da rede municipal, afim de contribuir na reflexão para o combate da tuberculose na nossa cidade.

Publicado em 24/03/2015, na categoria Notícias.