Demanda por espaços é pauta em reunião do reitor com a FaE

002O espaço físico disponível para a Faculdade de Educação foi a temática da reunião realizada entre os docentes e estudantes da unidade com o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, na manhã de quinta-feira (19). Com presença maciça dos professores da FaE, o encontro foi conduzido pela diretora Lúcia Maria Vaz Peres.

Segundo a diretora, as questões levantadas na reunião não seriam novas, tanto que já em 2013 foi constituída na unidade uma Comissão de Espaços para discutir o tema. Lúcia Maria destacou que os docentes têm a consciência de que a universidade brasileira passa por dificuldades. No entanto, ela afirmou que algumas questões estão insustentáveis.

Foram então enumeradas as situações que mais chamariam atenção dos servidores e estudantes da FaE: a falta de espaços adequados para a Brinquedoteca e para as salas multilinguagens e de mídias digitais, a ampliação dos espaços para grupos de pesquisa, a inadequação das salas de aula e os banheiros sem manutenção. O primeiro deles foi apontado como prioritário, pois o atendimento às crianças no espaço localizado no terceiro piso não tem sido possível. Além disso, há diversos projetos aprovados por professores que demandarão mais espaço físico. Mais a médio prazo, foram apresentadas as demandas de isolamento acústico e de cuidado com a apresentação do prédio.

Para Del Pino, a reunião foi a primeira oportunidade de voltar a sua unidade de origem após a posse como reitor. Por isso, ele se disse muito satisfeito em poder realizar essa reunião. Iniciando a sua fala, Mauro lembrou a grande empreitada de transformar edificações que não foram pensadas para atividades acadêmicas para este fim e exemplificou a ação com as unidades que foram pioneiras nesse sentido, as localizadas no Campus das Ciências Sociais, como a própria FaE, o Centro de Artes e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

001Uma das soluções apontadas por Mauro é a vinda pela construção do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CPPCHSSA), que transferirá da atual edificação para a nova a biblioteca e as atividades dos programas de pós-graduação e seus grupos de pesquisa. Essa iniciativa foi possível pois, durante a abertura do edital CT-Infra da FINEP em 2013, foi priorizado um grande projeto que abraçasse as áreas das humanidades. Com a mudança e a abertura dos espaços, será possível redistribuir as atividades que permanecerão no prédio. Para tanto, será necessária a elaboração de um plano de necessidades.

Del Pino também solicitou que as demandas da unidade fossem oficializadas para entrarem na pauta da gestão.

A vice-diretora, professora Lígia Carlos, pontuou que as demandas são fruto de uma unidade dinâmica e em crescimento, além de enumerar algumas possibilidades já abertas para novos espaços. Além do CPPCHSSA, outras novas áreas podem servir para as demandas da FaE, como uma possível instalação do acervo do grupo de pesquisa sobre História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales) na Casa dos Museus e a revisão do uso do terceiro piso do prédio atual, em uma parceria com o Instituto de Ciências Humanas e o Instituto de Filosofia, Sociologia e Política.

Após a fala dos pró-reitores presentes – Álvaro Hypolito, de Graduação, e Denise Bussoletti, de Extensão e Cultura -, foi aberta a palavra aos professores, que reiteraram as solicitações.

Publicado em 24/03/2015, na categoria Notícias.