UFPel promove 3º Seminário Regional do PNEM

A Universidade Federal de Pelotas realiza desta terça (17) até quinta-feira (19) o 3º Seminário Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). As atividades serão desenvolvidas nas dependências do Hotel Jacques George Tower. O evento é voltado para os professores da rede básica de ensino.

O projeto denominado Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) integra um conjunto de formações e ações que visam ao fortalecimento da escola pública, principalmente integrando iniciativas teóricas e práticas necessárias ao aprimoramento da qualidade em educação. As discussões contemplam temas importantes, como o Ensino Médio e a formação humana integral; o jovem como sujeito do Ensino Médio; o currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral; áreas de conhecimento e integração curricular; organização e gestão democrática da escola e a avaliação no Ensino Médio. Alem disso, as discussões durante a formação contemplam as práticas pedagógicas estabelecidas pelos professores no âmbito da escola pública, na formação de um sujeito cidadão atuante na sociedade.

Estas ações vislumbram a atuação da UFPel no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, desde a constituição da equipe gestora, na ação didático pedagógica dos formadores, bem como na promoção da melhoria do ensino para a comunidade. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é um acordo através do qual o Ministério da Educação (MEC), as  Instituições de Ensino Superior (IES) e as Secretarias Estaduais de Educação assumem o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, principalmente como um direito do educador.

Publicado em 17/03/2015, nas categorias Agenda, Notícias.