HE realiza palestra sobre câncer de mama

palestra mulheres com câncer 2 No dia 5 de março ocorreu no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas uma palestra sobre “Câncer de Mama, Estado Nutricional e Alimentação”. O tema foi proposto a partir do conteúdo abordado na dissertação de Mestrado de Idrejane Vicari do Vale e Rafaela Bülow Bergmann. O evento, idealizado para dividir com as pacientes os resultados obtidos após o estudo, reuniu cerca de 40 mulheres das 48 voluntárias pesquisadas. A apresentação feita por Idrejane, realçou a influência do consumo alimentar na composição corporal de mulheres em quimioterapia em decorrência do câncer de mama.

A pesquisa foi feito no setor de Oncologia do HE e no Centro de Radioterapia Oncologia Santa Casa de Pelotas (CERON). ”Fiz a residência nessa área de nutrição em oncologia, e sou apaixonada. Na hora de escolher meu assunto de mestrado simplesmente senti que era certo, pois essa é uma área especial e não me imaginava trabalhando com outro setor” falou Idrejane.

Passadas as explanações sobre as características alimentares que se perdem no processo de industrialização do alimento, foi servido um café de confraternização, onde as convidadas puderam desfrutar de comidas saudáveis, como sanduíches naturais, bolachas e sucos. As mulheres que compareceram demonstraram carinho e gratidão, valorizando a oportunidade de estarem juntas, pela primeira vez, conhecendo mais profundamente o assunto o qual serviram como fonte de estudo. Ao final, foram contempladas com o sorteio de arranjos de flores.

Publicado em 16/03/2015, na categoria Notícias.