Grupo de pesquisa do CCQFA recebe prêmio em congresso na Alemanha

A professora Márcia Mesko, do curso de Farmácia do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, recebeu o prêmio de melhor trabalho pela contribuição na área de espectrometria com plasma em congresso na Alemanha. O prêmio de melhor trabalho foi recebido durante o European Winter Conference on Plasma Spectrochemistry, realizado de 22 a 26 de fevereiro de 2015, em Münster na Alemanha. O prêmio foi para o trabalho “Feasibility of Microwave-Induced Combustion for Honey Decomposition and Further Determination of Br and I by ICP-MS”, que é resultado de pesquisas que envolvem alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação do CCQFA e foi tema de mestrado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Química, Vanize C. Costa, sob orientação da professora Márcia.

Na sua décima sexta edição o evento, mundialmente reconhecido, contou com a participação de aproximadamente 700 pesquisadores de mais de 40 países que trabalham com técnicas analíticas espectrométricas usando plasma como fonte de atomização, excitação e ionização como, por exemplo, a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado. O comitê de avaliação, dos mais de 400 trabalhos apresentados, foi composto por um grupo de 15 pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos e a entrega do prêmio foi feita no dia 26 de fevereiro pelos organizadores do evento. Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o grupo de pesquisa foi agraciado com livros da editora Springer e com o convite para submeter seu trabalho na edição especial da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, um dos periódicos de maior impacto da área de Química Analítica.

Márcia considera que foi uma distinção importante para a UFPel, como um reconhecimento da qualidade da pesquisa, o que aumenta a projeção da UFPel no cenário nacional e internacional, bem como fortalece e incentiva a continuidade dos trabalhos do grupo do Laboratório de Controle de Contaminantes Inorgânicos em Biomateriais do CCQFA. O grupo vem se destacando em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de métodos para a determinação de halogênios em amostras diversas e, em especial, em alimentos, assim como, no desenvolvimento de métodos para a determinação de metais e não metais em macroalgas da Antártica, projetos desenvolvidos em parceria com pesquisadores dos institutos de química e bioquímica da UFSM e da USP.

Publicado em 16/03/2015, na categoria Notícias.