Nenhum de Nós empolga público na Calourada

DSC_8622 DSC_8396A banda de rock gaúcha Nenhum de Nós empolgou a todos os presentes na Calourada do primeiro semestre de 2015 da UFPel. Não só os calouros, mas também veteranos, servidores e público em geral foram embalados pelo ritmo da banda, cujos acordes ecoaram pelo pátio lotado do Campus Porto (Anglo) a partir do começo da noite desta sexta-feira (13).

DSC_8959 DSC_7689O show da banda foi o ponto alto da programação artística, cultural e acadêmica, que contou também com as presenças da livraria da UFPel, do Chefs na Rua, do Coletivo Feminista Giamarê, de mateada e da Feira das Trocas Criativas. Os estudantes atenderam ao convite da organização do evento e formaram rodas de violão, enquanto aguardavam o show do Nenhum de Nós.

Como a Administração Superior da Universidade já havia informado durante a semana, mesmo quem não havia retirado senha teve acesso à Calourada, o que resultou num grande público, que permaneceu no Anglo até após as 21h. Cerca de três toneladas de alimentos foram arrecadadas com a campanha de troca pelas senhas, informou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, durante o evento. O material será destinado a entidades de assistência da cidade.

DSC_8214Em sua fala na abertura da Calourada, o reitor Mauro Del Pino disse que a UFPel hoje constrói espaços para todos e um novo tempo vigora na Instituição. Respondendo a um grupo de estudantes que se manifestavam no evento, o reitor afirmou que a Gestão tem procurado atender às demandas das unidades e se disse espantado com as reclamações de falta de professores em alguns cursos da área de Engenharias. Lembrou que a distribuição dos recursos da Universidade, inclusive humanos, é feita hoje por matrizes elaboradas de forma transparente e com a participação das direções das unidades.

Del Pìno deu as boas vindas aos calouros e reforçou a campanha desenvolvida pela UFPel contra os trotes violentos. “Hoje recebemos estudantes de todo o país. Estamos expandindo nossas políticas de assistência”, observou. O reitor anunciou a concessão de 800 bolsas de auxílio moradia em 2015, 500 no primeiro semestre e 300 no segundo, no valor de R$ 360,00.

Aplicativo

Na abertura do evento, a Empresa Júnior da Computação relatou algumas novidades no Aplicativo da UFPel, entre elas a localização dos prédios por GPS, as rotas do ônibus, o cardápio dos RUs, a possibilidade de consulta dos horários de cada sala de aula nas portas das salas, por leitura digital via celular, e a agenda acadêmica.

Publicado em 13/03/2015, nas categorias Destaque, Notícias.