Um 2015 de muita arte no Museu Leopoldo Gotuzzo

DSC_3510O ano de 2015 será de muita arte no único museu do gênero no sul do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, entidade ligada ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. O Conselho de Curadoria da instituição trabalha para finalizar a agenda completa do ano, mas algumas atividades já estão definidas.

O patrono do MALG, o pintor pelotense Leopoldo Gotuzzo, será homenageado com quatro exposições de seu acervo, com aberturas previstas para abril, junho, setembro e dezembro.

Também serão realizadas cinco exposições de artistas e instituições convidadas. Segundo a diretora do museu, Juliana Angeli, a equipe está em tratativas para confirmar as atrações. As aberturas dessas exposições estão previstas para serem realizadas em abril, julho e novembro.

No mês de setembro, se terá uma exposição das Cerâmicas Japonesas da Coleção L.C. Vinholes, pertencente ao acervo do Museu. A mostra celebra o aniversário da Irmandade entre as cidades de Pelotas e Suzu.

Já em dezembro, haverá exposição com a produção do artista Mello da Costa.

O Conselho de Curadoria e a diretoria também trabalham na programação do próximo ano, quando o MALG completará 30 anos de atuação.

Único no sul do RS

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo é a única instituição do gênero na região sul do Rio Grande do Sul e foi fundado para salvaguardar e divulgar o acervo de um dos maiores nomes da arte pelotense, Leopoldo Gotuzzo, que deixou à UFPel o seu legado.

O acervo do MALG é composto por mais de três mil obras divididas em sete coleções: Coleção Leopoldo Gotuzzo, Coleção Ex-alunos da Escola de Belas Artes, Coleção Dr. João Gomes de Mello, Coleção Faustino Trápaga, Coleção L. C. Vinholes, Coleção Século XX e Coleção Século XXI.

O museu mantém exposição permanente de objetos e obras do artista, mas também promove exposições temporárias de artistas convidados, obras pertencentes às coleções do Museu e exposições em parceria com outras instituições, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

O caráter do MALG, de ser o único museu de arte da região, reforça o empenho da Universidade Federal de Pelotas para sua manutenção. “O MALG não é um museu somente da Universidade, é um museu da comunidade”, afirma a diretora do Centro de Artes da UFPel, professora Úrsula Silva. Segundo a docente, o museu é um local de centralização da arte na região, no sentido de ser uma vitrine, um propagador da nossa produção artística.

Por tudo isso, tanto o Centro de Artes quanto a Administração Central da UFPel tem se esforçado para garantir ao museu a sua tão sonhada sede própria. No entanto, enquanto isso não acontece, o MALG continuará no local em que está e continuará a ser esse espaço para muita arte na região sul do estado.

Publicado em 11/03/2015, nas categorias Destaque, Notícias.