Início do conteúdo

Shows viram tradição na Calourada

DSC_0387Um dos momentos mais significativos para a Universidade, o da recepção de seus novos estudantes, já tem uma marca registrada. A realização de shows musicais voltados para o público jovem na Calourada está virando uma tradição na UFPel e já é, de uma certa forma, aguardada com expectativa pela comunidade.

Sabendo disso, desde o começo de novembro, a Comissão da Calourada, que reúne diversos setores da Administração Superior, trabalha na concepção e na organização do evento. E uma das principais preocupações foi a escolha dos shows musicais. Além das apresentações artísticas que ocorrerão nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, no campus Porto (Anglo), a Calourada do primeiro semestre de 2015 terá como atração principal a banda de rock gaúcha Nenhum de Nós. O grupo foi escolhido por representar uma parcela da cultura gaúcha que desperta o interesse da maioria dos jovens ingressantes, sejam eles do Estado ou de outras regiões do País. O show do Nenhum terá um custo de R$ 24 mil, preço abaixo do costumeiramente cobrado pelo grupo, e se configura em praticamente o único valor significativo que a Universidade gastará com a Calourada. A Administração Superior entende que o investimento é valido, em função da importância do momento de integração que é a Calourada. São cerca de 3,4 mil novos estudantes que passam a conviver num universo de 15,5 mil acadêmicos e quase três mil servidores docentes e técnico-administrativos.

Grande Festa

Mais do que desejar boas-vindas e apresentar a Universidade aos calouros, a UFPel quer, com a Calourada, promover uma grande festa, onde todos os segmentos da Instituição convivam e comemorem o começo de mais um ano letivo. E para que isto ocorra da melhor forma, o local escolhido foi o campus Porto (Anglo), que possui amplas áreas livres e arborizadas, junto aos espaços construídos, que oferecem plenas condições ao evento. O campus é praticamente uma grande praça às margens do Canal do São Gonçalo. Nela, se desenvolverão as atividades culturais e acadêmicas da Calourada. Em função de o evento ser ao ar livre, algumas atividades, como as que envolvem projeção, ficam prejudicadas, ou limitadas, e por isso não puderam ser incluídas na programação.

Uma história de shows

dsc09377Não é de agora que os shows fazem parte da programação das recepções aos calouros na UFPel. Desde gestões anteriores as apresentações musicais e artísticas compõem a atividade. A diferença, a partir de 2013, é a realização da Calourada ao ar livre e com shows de bandas. Em 2013, a primeira desta Gestão, ocorreu no largo do Mercado (foto), com shows de bandas e artistas locais e da Universidade. Naquele ano ocorreu a primeira Calourada no Anglo, no segundo semestre. Em 2014, o evento durou uma semana, começando com bandas locais no Anglo e finalizando com o show de Daniel Drexler no Teatro Guarany. As bandas voltaram ao pátio do Campus Porto no segundo semestre do ano passado, com atrações como Tequila Baby, Litera, entre outras.

Atrações de sexta

A Calourada de Verão de 2015 terá, além do show do Nenhum de Nós, mateada, com distribuição gratuita de erva-mate e água quente, presença da Livraria da UFPel, do Coletivo Giamarê, do Chefs na Rua e da Feira das Trocas Criativas. Todas as atividades serão embaladas por apresentações artísticas diversas. Os calouros podem levar instrumentos para fazerem rodas de música enquanto esperam o show principal. Em função do evento, as atividades acadêmicas neste dia serão suspensas a partir das 14h em toda a Universidade.

Feira das Trocas

Traga o que não usa, leve o que lhe interessar!

Discos, livros, mapas, roupas, utensílios (diversos – desde utensílios de cozinha a ferramentas); telas, quadros, fotos, ilustrações, esculturas, moveis, perucas; tudo que couber no bolso ou em casa. De um pato plástico, uma capa de telefone móvel a quilos de abacaxi; solidariedade na sociedade dos objetos; funcionais de todos os tipos, disponibilizados ao interesse comum. O método é utilizar o bom senso no valor simbólico pré-definido para as trocas. De um a dez motivos (“motivos” é a moeda corrente da feira, sendo sua parcela de centavos, a “esperança”:  um motivo possui 99 esperanças – MS$ 01,99 – um motivo e noventa e nove esperanças). Exemplo: um artigo valor MS$ 07,00 deve ser trocado por outro do mesmo valor, ou de outros que somam MS$ 07,00 ou ainda por negociação com a banca/mesa.

Giamarê

A Giamarê – Frente Feminista de Pelotas, está em construção e convida a todos e a todas a agregarem forças na luta contra o machismo. A frente é pensada pelas mulheres que articularam a Marcha das Vadias de Pelotas em 2013, que entendem que somente a Marcha não é suficiente para combater o machismo e que é preciso discutir e aprofundar o debate acerca das violências simbólicas e físicas que as mulheres sofrem todos os dias.

Nenhum

IMG_6037-Creditos-Eduardo-Tavares-200x133A programação culminará com o show da banda Nenhum de Nós, um dos grupos gaúchos com maior destaque no cenário musical brasileiro. Aproximando-se dos 30 anos de carreira e dos dois mil shows, o quinteto, formado por Thedy Corrêa, Sady Homrich, Veco Marques, Carlos Stein e João Vicenti, trará ao público seus grandes sucessos.

Senhas

As senhas, que serão em número limitado, para as programações da Calourada do primeiro semestre de 2015 da UFPel devem ser retiradas até esta quinta-feira (12). A Calourada ocorre na sexta-feira, dia 13, a partir das 16h, no campus Porto (Anglo).

As senhas serão entregues mediante a doação de um quilo de alimento não perecível ou litro de leite. Os locais são o posto de informações da Reitoria, no campus Porto (das 7h às 19h); a Livraria da UFPel, situada no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório (das 14h às 19h); e o RU do Campus Capão do Leão (das 11h às 14h).

Os bolsistas dos programas de assistência estudantil que não tiverem condições de contribuir com a campanha para arrecadação de alimentos da calourada poderão retirar suas senhas do show do dia 13/03 no gabinete da PRAE (sala 403 – Anglo) sem fazer a entrega da contribuição, sendo uma senha por bolsista.

Publicado em 10/03/2015, nas categorias Destaque, Notícias.