Início do conteúdo

Audiência Pública na Câmara marca Dia Internacional da Mulher

006As ainda recentes lutas pelos direitos da mulher foram a tônica dos debates ocorridos na Audiência Pública em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada na manhã desta segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Pelotas. Entre as autoridades presentes, estiveram a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Ediane Acunha, e a coordenadora do Observatório de Gênero e Diversidade Sexual, professora Márcia Alves.

O evento, que durou toda a manhã e contou com a realização de um café da manhã, foi proposto pelo vereador Tenente Bruno, líder da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Além das representantes da UFPel, estiveram presentes diversas líderes de grupos que lutam pelos direitos femininos, como o Conselho Municipal da Mulher.

Durante a Audiência, Márcia apresentou o trabalho realizado pelo Observatório. Criado no último ano, o organismo ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura reúne pesquisadores de diversas área do conhecimento para, em conjunto, pesquisarem sobre o assunto. Embora tenha pouco tempo de atuação, o Observatório já chegou a significativas conquistas, como a presença permanente no Conselho Municipal da Mulher.

Outro fato lembrado pela coordenadora foi a campanha Pelotas sem Medo, criada pelo organismo e que já tem o apoio de mais de 20 entidades da cidade. A iniciativa busca alertar, em um primeiro momento, sobre a violência contra a mulher, especialmente no alarmante aumento nos casos de estupro ocorridos entre a comunidade universitária. “A cultura da violência vem respingando na sociedade e se manifestando em diversos lugares”, afirmou Márcia.

007Palestras

Logo após os pronunciamentos da Audiência Pública, seguiram-se quatro palestras sobre a saúde da mulher. Duas delas foram ministradas por acadêmicas do curso de Medicina da UFPel. A presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, Natália Rodrigues, abordou a temática do exame citopatológico do câncer de colo de útero. Já sua vice, Natália Carvalho, falou sobre o câncer de mama.

Publicado em 10/03/2015, na categoria Notícias.