HE realiza campanha do Dia Internacional de Combate e Conscientização sobre LER/DORT

campanha LER-DORT 2A campanha de conscientização sobre LER/DORT, intitulada “Quem Cuida de Mim? Eu me Cuido!”, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas visou ajudar a perceber os fatores de risco, apresentando também os sintomas e tratamentos possíveis para essas enfermidades. LER é a abreviação para Lesões por Esforços Repetitivos, e DORT, para Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que são um conjunto de doenças do sistema musculoesquelético decorrentes da sobrecarga de trabalho.

Alguns dos fatores de riscos expostos foram: local de trabalho inadequado, utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos ou a permanência de determinados segmentos do corpo em uma mesma posição e fatores emocionais. Alguns dos sintomas podem ser dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, sensação de diminuição de força, enrijecimento muscular, falta de firmeza nas mãos, câimbras e dificuldade de dormir.

Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo. Os tratamentos variam dependendo da gravidade de cada caso, e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida, proporcionar alívio dos sintomas e recuperar a capacidade do trabalho.

A ação do hospital promoveu a conscientização sobre LER/DORT, também abordando alguns cuidados para a prevenção das lesões, como a ginástica laboral. Ocorrida na sala 230, no dia 27 de fevereiro, a campanha trouxe o palestrante e fisioterapeuta Felipe Szymanski de Oliveira, atividade coletiva de ginástica laboral, distribuição de flyers e adesivos e intervenções com materiais informativos pelos corredores do HE.

Publicado em 06/03/2015, na categoria Notícias.