Dois Anos de Gestão: Auditoria Interna redefinida

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

Em dois anos, a Auditoria Interna da UFPel sofreu um avanço expressivo, sendo totalmente redesenhada e capacitada para atender às necessidades institucionais. Com autonomia de trabalho e nova estrutura, o setor tem realizado ações que contribuem fortemente para a boa gestão na Universidade.

No primeiro ano da Gestão, a Auditoria Interna (Audin) redefiniu o seu posicionamento no desenho institucional da UFPel e foi definida como “Unidade de Auditoria Interna”, com repercussão em sua autonomia para encaminhar as ações. A Unidade de Auditoria Interna passou por uma mudança estrutural determinante, com a sua desvinculação do Gabinete da Reitoria e vinculação ao Conselho Diretor da Fundação (Condir).

Durante o ano, a Unidade promoveu 32 ações que impactaram e repercutiram qualitativamente na Gestão Universitária e em consideráveis casos funcionaram como instrumentos de Accountability e indutoras de mudança institucional.

As principais ações de auditoria são de assessoramento e auditorias propriamente ditas. No primeiro grupo de ações situam-se as Assessorias Técnicas, Notas Técnicas e Orientações Técnicas. No segundo grupo, Análise de Riscos, Auditoria Operacionais, Auditorias de Regularidade, Auditorias Preventivas e Monitoramentos Operacionais.

As atividades de assessoramento à alta administração foram feitas propondo ações corretivas para desvios gerenciais, objetivando contribuir para a melhoria da gestão. Desse modo, foram elaboradas sete Assessorias Técnicas; 13 Orientações Técnicas e duas Notas Técnicas.

Ações em 2013

Entre as ações do primeiro ano de gestão estão a análise do desenho institucional e Accountability das Ouvidorias das IFES com o objetivo de subsidiar os trabalhos de Implantação da Ouvidoria na Universidade; a verificação da operacionalidade dos convênios na UFPel para emitir eventuais recomendações para aperfeiçoamento da praxe administrativa; a análise sobre a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH; e a recomendação sobre a regulamentação das bolsas.

2014

No segundo ano de gestão, a Unidade de Auditoria Interna promoveu 31 ações que impactaram e repercutiram qualitativamente na administração da Instituição. Foram elaboradas seis assessorias técnicas e um parecer, com escopos bem definidos. Entre as ações, o novo Regimento Interno da Audin.

A pedido da Reitoria, a UFPel recebeu do MEC três vagas de auditor, que estão sendo providas pela nova equipe de trabalho. Além disso, a Audin mudou-se para uma sala mais ampla e recebeu três novos computadores.

Hoje a Auditoria Interna é uma unidade comprometida em formar uma equipe multidisciplinar e devidamente capacitada para assessorar a alta administração da Universidade na consecução de seus objetivos, buscando agregar valor à entidade e fortalecer a gestão.

Outra importante ação de impacto sobre a Gestão foi a compatibilização das normas internas da UFPel à legislação que regulamenta a relação entre as Ifes e as suas Fundações de Apoio.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 20/02/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.