Manaus encerra ciclo de defesas da Especialização em Saúde da Família

foto_mesa_abertura_manaus Foram quatro Estados e cerca de 300 defesas. Termina nesta quarta-feira (11), em Manaus, a maratona de mais uma etapa de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel), que passou pelo Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Piauí e chega ao fim na capital do Amazonas.

São quase 30 especializandos que durante o dia apresentam os seus TCC’s nos salões de eventos do Comfort Hotel Manaus, localizado no Distrito Industrial da capital amazonense. Também é possível acompanhar as apresentações dos trabalhos pela internet.

A abertura, que aconteceu no início da manhã, contou com a presença do diretor do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas de Manaus, Cláudio Dante Ferreira, da coordenadora estadual do Provab/Mais Médicos, Maria Keyla Amorim Figueiras, da representante da Instituição Supervisora pela Secretaria da Saúde, Naira Barbosa e do tutor do Mais Médicos, Hélio Marques, além da coordenadora do curso, Anaclaudia Fassa, e da coordenadora pedagógica da especialização, Elizabeth Fassa.

A coordenadora do curso, Anaclaudia Fassa, presidindo a mesa, enfatizou a importância de ver na formação dos profissionais uma oportunidade de concretizar o propósito maior do curso, que é melhorar a saúde básica. “Essa intervenção não deve ser um mutirão”, afirmou a professora. “Deve ser, sim, um serviço incorporado de forma sustentável à comunidade, sempre visando um objetivo maior”, argumentou Anaclaudia.

Maria Keyla Figueiras, coordenadora estadual do Provab/Mais Médicos, salientou a dedicação dos profissionais, apesar de todas as dificuldades logísticas, comuns nos Estados do Norte do país. A avaliação da experiência, para a representante da Secretaria da Saúde, Naira Barbosa, foi positiva. “Nós entendemos que era algo importante de participar, acreditamos que seria possível e conseguimos”, comemorou Naira.

O tutor do Mais Médicos Hélio Marques destacou a importância do programa, desejando que não haja fragmentação e que ele possa se perpetuar. “Hoje temos uma vitória. Vitória do ensino, da dedicação. Vitória das instituições e dos profissionais que abraçaram essa causa”, acentuou Marques. O diretor do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas de Manaus, Cláudio Ferreira, chamou atenção para a importância de fortalecer a atenção básica e, ao parabenizar a iniciativa da UFPel, afirmou que a sua equipe está mantendo um calendário de acompanhamento e monitoramento nos municípios.

A coordenadora pedagógica do curso, Elizabeth Fassa, ressaltou que, para a equipe na Universidade Federal de Pelotas, a especialização é “parte de um sonho e de uma missão de vida”. Segundo ela, é “uma pequena grande revolução” poder realizar essas intervenções nas comunidades e na vida das pessoas.

A maratona de defesas dos TCCs da Especialização em Saúde da Família foi iniciada em Pelotas, entre 28 e 30 de janeiro. O evento já passou por Natal, nos dias 3 e 4 de fevereiro, e por Teresina, no Piauí, entre 7 e 8 de fevereiro. Hoje, 11 de fevereiro, Manaus encerra este ciclo das defesas dos trabalhos da Especialização em Saúde da Família.

SERVIÇO

– Manaus/RN, dia 11 de fevereiro, a partir das 8h30min, no Hotel Comfort – Avenida Mandi, 263 – Distrito Industrial I. F: (92) 2123-8999.

Publicado em 11/02/2015, na categoria Notícias.