Dois Anos de Gestão: Bibliotecas recebem investimentos

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

Sabedora que as bibliotecas da UFPel são fundamentais para as atividades acadêmicas, a Gestão tem investido forte neste setor.

DSC_0025Somente em 2014, foram investidos mais de R$ 875 mil para aquisição de material bibliográfico nacional e internacional, recurso proveniente da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) para atender às solicitações referentes aos projetos submetidos no Proequip 2013 e 2014.

As bibliotecas concretizaram o processo de informatização do Sistema de Gerenciamento da Informação Pergamun, módulo WEB. Também foi adquirido mobiliário para atender todas as bibliotecas da instituição. A coordenação de bibliotecas realizou a aquisição de assinaturas de periódicos nacionais e estrangeiros.

Imagem 403O conjunto cresceu, com a inauguração, em abril de 2014, da Biblioteca do Lyceu, juntamente com a Sala professor Mário Osório Magalhães.

Foram ofertados pela Coordenação de Bibliotecas, no período, treinamentos para os usuários da UFPel, como servidores, alunos e docentes. Estes treinamentos referem-se ao Manual de Normas de Trabalhos Acadêmicos da UFPel, ao Repositório Institucional e ao Portal de Periódicos da Capes ( e outras bases).

A Coordenação também atualizou o Programa de Fichas Catalográficas. Os usuários podem fazer a solicitação do Programa pelo site de bibliotecas.

Para 2015, espera-se realizar o Projeto de Implantação de Repositório Institucional, que será integrado a outro projeto em rede com diversas universidades públicas brasileiras, coordenado pelo IBICT.

Existe, ainda, na Coordenação de Bibliotecas, um Projeto da Central de Restauração de Acervos, que se encontra em fase de elaboração pelos bibliotecários. O objetivo é dispor de uma central para a higienização, restauração, conservação e encadernação do acervo.

Também está sendo finalizado o Guia do Usuário 2015/01. A ideia é distribuir dois mil exemplares para os alunos da Instituição, com as informações do regulamento do sistema de bibliotecas.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 11/02/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.