Exposição no HE apresenta detalhes do atendimento domiciliar

artur3 A cada novo endereço, novas emoções, novos olhares, novas fotos. A exposição de Artur Leão no Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, intitulada Saúde a Domicílio, se resume em um acervo de imagens que pretende retratar situações peculiares ao atendimento realizado na casa do paciente. Fruto da rotina do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) e Melhor em Casa, ambos voltados a atenção domiciliar, a exposição traz ao corredor arte um trabalho delicado que registra a fragilidade dos internados em momentos de intimidade.

Originalmente produzidas para um vídeo institucional que detalha o dia a dia do atendimento residencial, algumas fotos se destacaram por sua composição estética, surgindo assim, o convite para organizar a coletânea que hoje decora o corredor de entrada do Hospital Escola. Artur Leão captou a delicadeza dos momentos, os pequenos detalhes que fazem parte do cotidiano e nem sempre são percebidos. Ele diz que o objetivo da exposição é capturar a beleza da relação tão familiar entre equipe e paciente que o atendimento proporciona. “A ideia deste ensaio é reproduzir, através de ângulos inusitados, as diferentes cores, formas, texturas, animais, crenças, atividades e tudo o que é específico de cada cenário“ completou Artur.

O Publicitário agrega ao seu trabalho experiências como cinegrafista e editor de TV, tutor de fotografia, vídeo assistente no longa metragem “O concerto campestre”, além de ministrar palestras sobre fotografia.

Carregadas de sentimentos que envolvem os lares afetados por diferentes enfermidades, as 19 fotos valorizam a atividade realizada pelos profissionais do HE, que demonstram, independente dos improvisos e dificuldades impostas por cada ambiente, o atendimento em casa. Também expõe a aproximação ao paciente das coisas que lhe são particulares e caras, trazendo mais conforto, alegria e esperança. A 291ª mostra do Corredor Arte segue até o dia 24 de fevereiro no HE – Rua Professor Araújo, nº 538.

Publicado em 10/02/2015, na categoria Notícias.