HE continua recebendo doações de cabelos

10491077_859700357421515_3348940615497851431_n 10950646_859700330754851_8971329863305490091_n No dia 21 de outubro de 2014, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas fez uma campanha de arrecadação de cabelos, onde quem quisesse doar suas madeixas poderia comparecer ao auditório para cortar seus fios. A campanha deu tão certo que diversas pessoas continuaram enviando cabelo – já cortado – para o serviço de Oncologia do HE.

O intuito da campanha foi coletar os fios para enviar para a ONG Cabelaço, de Canoas, que confecciona perucas para crianças com câncer. Inicialmente foram enviadas 270 mexas, mas a procura não parou, e cada vez mais madeixas adentraram os corredores do HE, até que oficialmente o Hospital Escola virou ponto de coleta para doação de cabelos para crianças com câncer.

A cabeleireira Rosiele de Fátima Monteiro recebeu algumas clientes com pedidos para fazer cortes para a doação e, inspirada pela campanha, percebeu que outras clientes chegavam ao salão e pediam para cortar mais de 15 centímetros. Por iniciativa própria, doou as mechas que tinham o tamanho adequado. “Tenho a intenção de ajudar as crianças que precisam, e meu lucro é maior sabendo que fiz esse bem, do que vendendo os fios”, completou. Além disso, Rosi, como é conhecida, se ofereceu para lavar algumas perucas que foram doadas durante a campanha do ano passado. Apesar do HE não confeccionar perucas, ele mantém um Banco de Perucas e Chapéus para empréstimo às pacientes do serviço de Oncologia.

As doações de pessoas interessadas em ajudar, que entregaram ao hospital suas mechas, juntaram 108 contribuições, que foram enviadas no mês de janeiro para Porto Alegre. Todo cabelo recebido pelo HE é enviado para o Hospital da Criança Santo Antônio de Porto Alegre, que encaminha para a ONG em Canoas.

Para doar basta seguir cinco passos simples: lave o cabelo, seque-o bem, faça uma colinha – deixando no mínimo 15 centímetros de comprimento para serem cortados –, corte acima do elástico e coloque em um saco plástico. Depois é só levar os fios ao serviço de Oncologia do HE, rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 09/02/2015, na categoria Notícias.