Dois Anos de Gestão: Administração Participativa

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

DSC_0156 DSC_0567 IMG_1114 Ponto programático destacado durante a campanha para a Reitoria, a Gestão Participativa foi plenamente implantada na Administração Superior da UFPel, desde janeiro de 2013. A participação da comunidade ganhou espaço relevante, a ponto de ter sido criada uma Coordenação de Processos Participativos (CPP), vinculada ao Gabinete da Reitoria.

Uma das principais tarefas da CPP, desde então, foi trabalhar na construção da Constituinte Universitária, nos processos de informação e mobilização da comunidade e na própria eleição dos membros constituintes. A Constituinte terá seu grande período de trabalho durante este ano de 2015 e os documentos deverão estar prontos até o fim do ano, após amplo processo participativo que envolverá toda a comunidade.

A Gestão participativa na UFPel é marcada pelo diálogo com os diversos segmentos. A Reitoria tem realizado, periodicamente, reuniões e visitas à comunidade universitária, para discutir os principais problemas da Instituição. Assim ocorre com as reuniões realizadas com o Diretório Central de Estudantes (DCE), na sede da entidade e na Reitoria, e com os encontros e audiências com as direções da Asufpel e da Adufpel. Visitas à Casa do Estudante fazem parte da rotina da Gestão.

A Administração promove reuniões regulares com o Fórum de Diretores de Unidades Acadêmicas e também com os coordenadores de cursos, quando são tratados os temas que afetam diretamente as gestões das unidades e suas atividades acadêmicas. Foi assim com assuntos como as matrizes orçamentárias e de distribuição docente.

Ouvir representações da sociedade para a atualização e reorganização da Universidade também é uma prática. A criação, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, de uma coordenação voltada às ações afirmativas, com benefícios aos estudantes cotistas, teve a participação decisiva do Coletivo Negada e de outras representações.

A participação da comunidade é marcada ainda nos Conselhos formados, tanto no de programação da Rádio Federal FM quanto no editorial da Editora e Gráfica.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 09/02/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.